Fortaleza, Quarta-feira, 18 Janeiro 2017

Pesquisar

Processo virtual


Projetos

Publicações

Eventos e Destaques

Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos
Culturais
Quarta, 21 Dezembro 2016 14:16

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias, desta terça-feira (20/12),  presta homenagem o centenário de nascimento do poeta Manuel de Barros, celebrado em 19 de dezembro. Autor do livro “Poemas Concebidos Sem Pecado”, entre muitos outros, ele nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, mas foi para o Rio de Janeiro, onde concluiu Direito, em 1941. Também é de autoria dele, o livro “Face Imóvel”. Na década de 1960, foi para Campo Grande (MS) viver como fazendeiro no Pantanal. Manoel  ficou consagrado como poeta nas décadas de 1980 e 1990, quando Millôr Fernandes passou a publicar as poesias dele em grandes jornais do País. Autores e Ideias traz ainda um bate papo com o jovem escritor cearense Bruno Paulino. Natural de Quixeramobim, ele fala sobre a trajetória literária e os detalhes do seu novo livro Sertão: Poetas e Prosadores, que será lançado em janeiro de 2017. O programa Autores e Ideias tem produção e apresentação de Lílian Martins, e é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 14 Dezembro 2016 11:02

Autores e Ideias

Pela primeira vez na história, o Prêmio Nobel de Literatura, a maior honraria literária do mundo, foi entregue a um músico. O reconhecimento da academia sueca a Bob Dylan surpreendeu até seus maiores fãs. O programa Autores e Ideias desta terça-feira (13/12) vai debater essa decisão, que causou grande discussão e ganhou destaque na imprensa de todo o mundo. Além da surpreendente nomeação do músico, o artista também demorou semanas para se pronunciar sobre o prêmio, o que causou ainda mais polêmica. Para falar sobre a escolha do nome de Bob Dylan e a primeira nomeação de um artista não escritor, o programa Autores e Ideias recebe o escritor e um dos curadores da Bienal Internacional do Livro do Ceará, Kelsen Bravos, e o jornalista e crítico musical Dalwton Moura, responsável pelo espetáculo "Tributo a Bob Dylan: Ceará canta Dylan".  Com produção e apresentação de Lílian Martins, o programa é apresentado às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 07 Dezembro 2016 13:24

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias  entrevista, nesta terça-feira (06/12), o escritor e professor de Libras Nilton Câmara, autor do livro  “Grito silenciado: Conceitualizações de Violência na Comunidade Surda”, que será lançado  nesta quarta-feira (07/12), às 19h, no auditório da Livraria Cultura. O livro fala sobre Libras (Língua Brasileira de sinais), principalmente no processo de língua oral, no caso, a tradução da língua portuguesa para a língua de sinais, enfocando a temática da violência sob a perspectiva do próprio sujeito Surdo. O interesse por esta temática surgiu do envolvimento do autor desde 1998 com a comunidade surda e pessoas com deficiência, enquanto Intérprete de Libras e facilitador da inclusão e acessibilidade na sociedade. Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Nilton é intérprete, tradutor e professor de Libras. Produzido e apresentado pela jornalista Lílian Martins, Autores e Ideias é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 30 Novembro 2016 10:41

Autores e Ideias

Nesta terça-feira (29/11), o programa Autores e Ideias  entrevista Marcos Mairton. O autor integra a coletânea: "Inverso Direito", publicado pela editora Lumen Juris. A obra traz 11 poetas, todos profissionais da área jurídica e integrantes do grupo Juspoetas, coordenado pelo cearense Willis Santiago Guerra Filho, professor dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Willis Santiago é também o organizador da publicação ao lado de Daniel Giotti de Paula. Marcos Mairton é escritor, cordelista, compositor e juiz federal titular da 12ª Vara. É Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e MBA em Gestão do Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas. Sua estreia na literatura ocorreu em 2005 e, desde então, já lançou seis livros entre literatura adulta e infanto-juvenil, dezenas de cordéis e participa de diversas antologias. O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 23 Novembro 2016 12:30

Autores e Ideias

Nesta terça-feira (22/11), o programa Autores e Ideias  entrevista a advogada Manoela Queiroz Bacelar, autora do livro Tombamento Afetos Construídos, obra que conta com o selo do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais que será lançada no próximo dia 30 na galeria Multiarte em Fortaleza.O livro investiga, sob o prisma jurídico, o instituto do tombamento do patrimônio cultural. A obra conta coma as imagens de Campelo Costa e Celso Oliveira. O prefácio é assinado pelo poeta Vigílio Maia. O livro traz ainda o que é tombamento, sua natureza jurídica, a questão do particular e o direito a indenização, e a problemática do tombamento em Fortaleza. A Galeria Multiarte fica na Rua Barbosa de Freitas, 1727, Aldeota. O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, em formato dinâmico e aprofundado, exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 16 Novembro 2016 09:26

Autores e Ideias

Nesta terça-feira (15/11), o programa Autores e Ideias entrevista Carlos Benevides, autor do livro: "Motoclubismo: A arte do Motociclismo". A obra narra a história dos motoclubes e motogrupos no Ceará, além de curiosidades e memórias sobre o tema no Brasil e no Exterior. Ricamente ilustrado, o livro traz fotografias, recortes de jornais e revistas que um compõem verdadeiro panorama para os apaixonados por duas rodas.Carlos Benevides possui 30 anos dedicados a pilotagem. Suas atividades no motociclismo iniciaram em 1986 e como motoclubista desde 1999. É fundador do Moto Clubes Selvagens, União Motociclista e idealizador do Caveira’s Confraria. Atualmente é  Diretor da SS Cobra Leste MC Fortaleza. O programa  traz ainda os detalhes da IV Feira do Livro de Limoeiro do Norte que será de  17 a 19 deste mês na Praça Matriz José Osterne em Limoeiro do Norte, cidade cearense localizada no Vale do Jaguaribe. Quem assina a  curadoria desta edição é a escritora cearense Arlene Holanda. O Autores e Ideias tem produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 09 Novembro 2016 12:56

Autores e Ideias

Nesta terça-feira (08/11), o programa Autores e Ideias, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebe a historiadora, poeta e tradutora Nina Rizzi.  Ela conversa sobre seu fazer poético, o trabalho como tradutora, os desafios da escrita literária, feminismo e literatura de gênero. Nina Rizzi é autora dos livros "Tambores pra n’zinga"; "Susana Thénon: Habitante do Nada" e "A duração do deserto". Ela também edita a Revista "Ellenismos – Diálogos com a Arte" e escreve textos literários para seu blog (ninaarizzi.blogspot.com). Atualmente, a escritora traduz as "Obras Completas de Alejandra Pizarnik" e participa de diversos jornais, revistas, suplementos literários e antologias. O programa traz ainda os detalhes da Festa Literária de Aquiraz (FLAQ), que acontece de 10 a 13 de novembro, na área externa do Beach Park, no Porto das Dunas. Quem assina a curadoria dessa edição é a escritora cearense Socorro Acioli e o jornalista Nelson Lourenço. O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, em formato dinâmico e aprofundado. Exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Terça, 01 Novembro 2016 12:29

Autores e Ideias

Nesta terça-feira (01/11), o programa Autores e Ideias  entrevista os escritores João Pedro Roriz e Lira Neto.Em visita a Fortaleza para uma série de atividades à convite da editora Paulus, oo escritor, ator e jornalista João Pedro Roriz conversou com o Autores e Ideias sobre os seus mais recentes livros o Homem de Barba Branca, publicado pela editora Paulus e o Mistério das 4 estações da editora Besourobox. O autor opinou ainda sobre o papel do professor no cenário atual brasileiro, a MP 746, o ensino de filosofia nas escolas e muito mais.João Pedro Roriz é autor de mais 15 livros dedicados ao público jovem, é especialista em obras paradidáticas e palestras motivacionais para professores e alunos. Este ano, celebra seus 10 anos dedicados a literatura!o lançamento da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará que será realizada de 14 a 23 de abril de 2017. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira no Teatro Carlos Câmera em Fortaleza. Com o tema "Cada pessoa, um livro, o mundo, a biblioteca", a Bienal traz como coordenador da curadoria, o jornalista e biógrafo Lira Neto. O escritor conta os detalhes desta nova edição no programa desta noite que traz ainda o Secretario da Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piuba.O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, em formato dinâmico e aprofundado, exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 26 Outubro 2016 13:08

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias desta terça-feira (25/10) recebe o autor cearense de quadrinhos Talles Rodrigues, que lançará em novembro o terceiro volume da revista Mayara e Anabelle, na Comic-Con Experience, em São Paulo. Conforme explica Talles Rodrigues, que atualmente reside em São Paulo, neste terceiro volume, Mayara & Annabelle traz o roteiro de Pablo Casado e cores de Brenda Lima. A revista narra as aventuras de duas jovens servidoras públicas em Fortaleza, cujo trabalho é mandar de volta ao inferno seres fantasmagóricos que estão destruindo a ordem pública da capital cearense. A publicação, que coleciona seguidores nas redes sociais, chega à sua terceira edição através de financiamento coletivo na plataforma Catarse. Após o lançamento em São Paulo, a publicação também será lançada na Capital cearense, sem data ainda definida. O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, em formato dinâmico e aprofundado, exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 19 Outubro 2016 12:57

Autores e Ideias

Nesta terça-feira (18/10), o programa Autores e Ideias, da FM Assembleia (96,7MHz), recebe o escritor Jansen Viana e a fotógrafa Karine Garcez. A dupla é responsável pelo projeto literário "Fotopoesias: Parque do Cocó".A obra reúne fotografias de Karine Garcez inspiradas em poemas de Jansen Viana sobre as paisagens do Parque do Cocó, que é considerado a maior reserva ecológica urbana da América Latina. Jansen Viana é escritor, romancista, cronista e poeta. Escreveu, entre outros livros, “É preciso saber amar” e “Conterrâneos”. Karine Garcez já expôs vários trabalhos em Fortaleza, entre eles a exposição "Urbe" e desenvolveu o projeto “Infância Refugiada”, destinado a arrecadar recursos para ajudar crianças refugiadas da guerra no Oriente Médio. Produzido e apresentado por Lilian Martins, o Autores e Ideias é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Página 1 de 12

Portal do Servidor

Comitê / Frente

Enquete

Quais as suas expectativas para a quadra chuvosa de 2017?

Será um ano de boas chuvas, que vão garantir a recarga dos reservatórios - 36.7%
O volume não será suficiente para reverter os cinco anos de seca - 50%
Acredito em mais um ano de estiagem - 13.3%
A votação para esta enquete foi encerrada em: %16 %b %2017 - %10:%Jan


 

  29ª Legislatura - Assembléia Legislativa do Ceará                                                                                    Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500