Fortaleza, Sexta-feira, 24 Março 2017

Pesquisar

Processo virtual


Projetos

Publicações

Eventos e Destaques

Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos
Musicais
Sexta, 24 Março 2017 12:11

Gonzagando

O programa Gonzagando desta quinta-feira (24/03) destaca o projeto de lei apresentado em 2012 pelo deputado federal  Antônio Balhmann (PDT-CE) que denomina Luiz Gonzaga do Nascimento, Rei do Baião, o canal da transposição das águas do rio São Francisco para o semiárido nordestino. A matéria foi aprovada por unanimidade em 2013. O canal  teve um investimento de R$ 121 milhões e foi inaugurado em Pernambuco, em junho de 2012. Trata-se do primeiro trecho das obras de transposição das águas do rio São Francisco executadas pelos militares, a partir de um termo de cooperação estabelecido entre o Exército e o Ministério da Integração. Gonzaga é reconhecido por cantar as belezas do Nordeste e as  necessidades do povo nordestino. Foi ele com seus parceiros, como Humberto Teixeira e Zé Dantas, que bradaram ao mundo os efeitos da estiagem e a resistência do nordestino. Gonzagando é produzido pela jornalista Fátima Abreu e apresentado por Gerardo Anésio, às quintas-feiras, a partir das 20h. A reprise acontece aos domingos, às 6h.

Vídeo relacionado

Terça, 21 Março 2017 12:43

Sinatra e Amigos

O programa Sinatra e Amigos presta homenagem, nesta segunda-feira (20/03), ao guitarrista Chuck Berry, que morreu no último sábado (18/03), aos 90 anos. Ele foi um dos pioneiros do então novo “gênero” musical rock n’ roll, ainda na primeira metade da década de 1950.Chuck Berry foi influência dos grandes nomes, como Elvis Presley  e Beatles. Durante o programa, serão apresentados alguns sucessos do músico, como Johnny B Good e Roll Over Bethoven. Já a música You Never Can Tell, que fez parte da trilha sonora do filme Pulp Fiction, também está no quadro Música de Cinema.Sinatra e Amigos também traz canções que fizeram parte da trilha sonora do filme A Feiticeira, de 2005. Na trilha, interpretações de Natalie Cole, Steve Lawrence, Ella Fitzgerald, Louis Armstrong, e Frank Sinatra. Sinatra também aparece em uma apresentação ao vivo de 1989, no Japão. Na ocasião, o cantor tinha 71 anos de idade.O programa Sinatra e Amigos tem produção e apresentação de Renato Abreu, e é transmitido todas as segundas, às 20h, com reprises aos sábados, às 18h.

Vídeo relacionado

Segunda, 20 Março 2017 08:45

Brasilidade

O programa Brasilidade, deste domingo (19/03), presta homenagem ao cantor, compositor e pintor carioca Guilherme de Brito.Nascido no bairro carioca de Vila Isabel, o artista ganhou um cavaquinho aos 8 anos de idade. Chegou a conhecer o vizinho mais famoso do bairro, Noel Rosa, que lhe dava carona em seu carro.Com a morte do pai, aos 12 anos, teve que largar os estudos e trabalhar. Começou na Casa Edison, e, como já compunha, ia às emissoras de rádio mostrar suas músicas aos intérpretes. Em 1955, o cantor Augusto Calheiros lançou um compacto com duas composições de Guilherme de Brito: "Meu Dilema" e "Audiência Divina".Depois disso, outros intérpretes passaram a gravar suas músicas. O primeiro disco veio em 1977, ao lado de Nelson Cavaquinho, Candeia e Elton Medeiros. Três anos depois, lançou "Guilherme de Brito", apenas com músicas de sua autoria. Atuou também como pintor, tendo sido premiado por seus quadros, e como escultor. Guilherme expôs no Japão, onde também lançou um CD.Com produção de Fátima Abreu e Ronaldo César e apresentação de Narcélio Limaverde, o programa Brasilidade vai ao ar aos domingos, às 18h. A reprise acontece às terças-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Segunda, 20 Março 2017 08:40

Abluesando

A gaitista e cantora de Blues argentina Xime Monzón é o destaque do programa Abluesando, desta sexta-feira (17/03). A artista se apresentou no Fórum Harmônicas Brasil 2016, no Centro Cultural Dragão do Mar, ao lado da banda Blues Label. Na ocasião, o grupo cearense foi convidado para tocar com Xime na Argentina. A gaitista é conhecida em seu país e exterior por fazer uma releitura do Chicago Blues doa anos 1950. Produzido e apresentado pelo jornalista Robério Lessa, Abluesando é transmitido às sextas-feiras, a partir das 20h.

Vídeo relacionado

Sexta, 17 Março 2017 08:35

Gonzagando

O programa Gonzagando desta quinta-feira (16/04) destaca o show que comemorou 45 anos de carreira do grupo Quinteto Violado,  gravado no Clube do Choro de Brasília.O especial foi exibido pela TV Brasil em outubro de 2016, apresentando o repertório que homenageia ícones da música regional, como o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Humberto Teixeira, Zé Dantas e Geraldo Vandré. Com uma hora de duração, o show teve roteiro, produção e direção de Beneti Nascimento.Atualmente a Banda é formada por Ciano Alves, Dudu Alves, Roberto Medeiros, Sandro Lins e Marcelo. O grupo percorre o País com espetáculo comemorativo, resgatando músicas e arranjos dos anos 1970 e 1980. Com discografia extensa e repertório que passeia por diversos momentos da Música Popular Brasileira (MPB), o quinteto é influência certa de mais de três gerações de músicos, desde a mistura armorial de ritmos regionais, como forró, frevo e ciranda, até o manguebeat de Chico Science & Nação Zumbi, nos anos 1990.A essência do som do grupo, apesar das transformações, se mantém. O estilo chegou a ser definido por Gilberto Gil como “Free Nordestino”, em tentativa de explicar a liberdade de experimentação e mistura dos ritmos regionais.Gonzagando é produzido pela jornalista Fátima Abreu e apresentado por Gerardo Anésio, às quintas-feiras, a partir das 20h. A reprise acontece aos domingos, às 6h.

Vídeo relacionado

Sexta, 17 Março 2017 08:30

Sinatra e Amigos

O programa Sinatra e Amigos, desta segunda-feira (13/03) destaca a trilha sonora do musical "La La Land", que conquistou o Globo de Ouro e o Oscar 2017 de melhor trilha sonora e melhor canção original, por “City of Stars”.Composta e orquestrada por Justin Hurwitz e com letra de Pasek and Paul, a trilha sonora reúne canções como “Another Day of Sun”, “A lovely night”, “City of stars”, “Start a fire” e “Someone in the Crowd”.Durante o programa, o jornalista Renato Abreu apresenta ainda a coletânea lançada em 2016 por Paul McCartney, intitulada "Pure McCartney". O disco reúne 35 canções do músico lançadas entre 1970 e 2015, já em carreira solo, como “Too Much Rain”, “My Valentine” e “Another Day”.O álbum “Nice N’Easy”, de Frank Sinatra, também será relembrado nesta segunda-feira, trazendo clássicos como “I’ve got a cruch on you”, “That old feeling” e “Nevertheless”.Sinatra e Amigos vai ao ar às segundas-feiras, a partir das 20h, com produção e apresentação de Renato Abreu. A reprise acontece aos sábados, às 18h.

Vídeo relacionado

Quinta, 16 Março 2017 13:27

Sons dos Festivais

O programa Sons dos Festivais, desta quarta-feira (15/03), exibe entrevista com a maestrina, Izaíra Silvino Moraes. A regente tem reconhecimento nacional e foi a primeira intérprete a gravar música de Raimundo Fagner.  Izaíra vem de uma família de cantadores, poetas e músicos, o bisavô paterno da maestrina, João Facundo, foi mestre da banda de de Ipu.Já estiveram sob o comando de Izaíra, os corais da Universidade Federal do Ceará (UFC), O Povo, Embratel, Colégio Santa Cecília (Crato), entre outros. Atualmente é regente do Coral da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (Adufc). Izaíra Silvino é uma das responsáveis pelo movimento coralista nos anos 1980, em Fortaleza.O programa apresenta ainda composições e interpretações de Gilberto Gil, Geraldo Vandré, Banda Indiada Buena, Taiguara, Mira Maya, Marcus Caffé, Fausto Nilo, Zé Renato,Sérgio Bittencourt, Valéria Pisauro e Cristian SperandirCom produção e apresentação de Haroldo Holanda e Nazicélia Costa, o Som dos Festivais vai ao ar todas as quartas, a partir das 20h, com reprise aos sábados, às 16h.

Vídeo relacionado

Segunda, 13 Março 2017 10:36

Brasilidade

O programa Brasilidade apresenta, neste domingo (12/03), às 18h, o grupo vocal e instrumental “Titulares do Ritmo”, cujos componentes eram todos cegos. O sexteto era formado pelos irmãos cearenses Francisco Nepomuceno de Oliveira, popularmente conhecido como Chico, e Geraldo Nepomuceno de Oliveira, além dos cantores mineiros Domingos Ângelo de Carvalho, João Cândido Brito e Sóter Cordeiro e o baiano Joaquim Alves.Formado em 1941, os futuros componentes se conheceram no Instituto São Rafael em Belo Horizonte – que atende a pessoas com deficiência visual –, onde cursavam o ginásio. Ficaram famosos pelas harmonizações e vocalizações requintadas que elaboravam.A estreia foi na rádio Inconfidência, de Belo Horizonte, interpretando o samba de Pedro Caetano, “Como Se Faz Uma Cuíca”. Em 1948, estrearam com sucesso na rádio Gazeta de São Paulo. Logo depois, na rádio Bandeirantes, também de São Paulo.Em 1950, o grupo assinou contrato com a gravadora Odeon e lançou o primeiro disco interpretando o bolero “Lianto de Luna”, de J. Gutierrez e Roberto Corte Real, e o samba “Nega Distinta Taí”, de Francisco Nepomuceno (Chico), líder do grupo.No mesmo ano, gravaram a marcha “Chiquita”, de Chico e Baiano, e o samba “Não Põe a Mão”, de Mutt, Arnô Canegal e Buci Moreira, primeiro grande sucesso do grupo.Em 1951, gravaram os baiões “Pacá Parou”, de Victor Simon e David Raw, e “Pede Pra Seis”, de Hanibal Cruz e Evaldo Rui, além dos sambas-canção “Falta Você” e “Nunca”, de Chico. Em 1952, transferiram-se para a gravadora RCA Victor e lançaram a canção “Lejanias”, de Hermínio Gimenez e arranjo de Baiano, e o samba “Zefinha”, de Aristeu Queiroz.Em 1952, gravaram o samba “Por que não voltar?”, de Sílvio Mazzucca; o bolero “Foste Embora”, de Geraldo Oliveira; a marcha “Bem ou Mal”, de Raguinho e José Sacomani; e o fox “Por Tua Causa”, de Wilkinson, com versão de Ariovaldo Pires.Para o Carnaval do ano seguinte, o grupo lançou a marcha “Lulu”, de Jorge Roy e Orlando Monello. Com produção de Fátima Abreu e Ronaldo César e apresentação de Narcélio Limaverde, o Brasilidade vai ao ar aos domingos, às 18h. A reprise acontece às terças-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Segunda, 13 Março 2017 10:23

Qual é o Tom do Ceará?

Qual é o Tom do Ceará?

Vídeo relacionado

Segunda, 13 Março 2017 10:12

Abluesando

Em mais um programa com destaque para as mulheres, o programa  Abluesando  apresenta, nesta sexta-feira (10/03), entrevista com a cantora Fernanda Fialho, integrante da banda Vibrato Jam. A artista tem dado uma roupagem diferente aos clássicos do blues, com uma pegada mais jump blues, soul e funk. Entre as canções interpretadas por Fernanda, destaque para a versão de “At Last”, clássico de Etta James.A banda tem suas bases no blues, mas não o aborda de uma maneira tradicional. O quarteto desconstrói o estilo, fazendo releituras com muito groove e o peso do rock. E quando o assunto é rock, ele é revisto a partir do blues. Os clássicos não ficam intocados, nada fica óbvio. está à frente da banda.Na Vibrato Jam, a cantora lírica Fernanda Fialho, com voz que não lembra em nada a banda Nightwish ou qualquer inserção de vocal lírico, está a serviço do blues, da black music e do rock. A banda é formada também por Dudu Freire (De Blues em Quando, ex-Surto), baixista versátil e conhecido na cena musical nacional; Lucas Costa, baterista sangue novo, de pegada enérgica; e o bluesman Roberto Lessa (Blues Label) na guitarra.O programa traz ainda o mais novo lançamento do blues cearense, o EP da banda Blues Label. As músicas estão disponíveis gratuitamente nas plataformas digitais como iTunes, Spotify, Deezer, dentre outros. Produzido e apresentado pelo jornalista Robério Lessa, o Abluesando vai ao ar às sextas-feiras, a partir das 20h.

Vídeo relacionado

Página 1 de 76

Portal do Servidor

Comitê / Frente

Enquete

Que medidas devem ser tomadas para garantir a preservação da água no planeta?


 

  29ª Legislatura - Assembléia Legislativa do Ceará                                                                                    Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500