| Lula Morais nasceu no dia 6 de abril de 1955, em Fortaleza. Mora no Papicu, é casado com Lourdes Maria Porto Morais, tem três filhos (Lina, Renata e Rui) e 2 netos (Guilherme e João Luiz). Foi diretor do Centro Acadêmico de Medicina e ajudou a reorganizar a UNE e o Diretório Central do Estudante da UFC. Ingressou no PC do B em 1979 e, com Inácio Arruda, ajudou a criar a Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza. Médico da Prefeitura e da Cagece, luta por saúde e saneamento para todos. Em 1983 foi fundador do Sindiágua. Foi também diretor do Sindicato dos Médicos e vice-presidente da CUT-CE.
Eleito vereador por dois mandatos consecutivos, nas eleições de 2000 com 5.356 votos e em 2004 com 5. 679 votos. Foi candidato nas eleições de 2002 a Deputado Federal, ficando na 2ª suplência. Como vereador participou das Comissões de Saúde, Defesa do Consumidor, Direitos da Mulher e Juventude e Urbanismo. Em 2002, assumiu a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, uma conquista importante para quem sempre lutou em benefício da população de Fortaleza. Conseguiu barrar na justiça o aumento do IPTU, em 2002. Em 2003 derrubou a abusiva tarifa de lixo, através de uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade). Em 2005, impediu o aumento de até 32% da tarifa de energia elétrica, com uma Ação Popular na Justiça Federal. Tem uma atuação ativa na defesa da população. Como vereador lutou contra a privatização da Cagece e das demais empresas estatais; na defesa dos trabalhadores e por emprego e renda; por saúde e educação pública de qualidade para todos; pela moralização da Câmara Municipal e contra a corrupção.
Ainda como vereador conseguiu aprovar Leis de grande importância para o município, como a que determina que os estabelecimentos que prestam serviços similares aos bancários tenham locais apropriados, evitando que os usuários fiquem expostos ao sol, à chuva e principalmente aos assaltos relâmpagos. Aprovou também a Lei que determina a instalação dos caixas de auto-atendimento bancário em locais com segurança 24 horas. Outra Lei importante obriga as construtoras a instalarem nas novas edificações hidrômetros individuais para cada unidade residencial e comercial, nos condomínios verticais de Fortaleza.
Em 2006 foi candidato à Deputado Estadual, ficando na 1ª suplência com 19.396 votos. Em 2007 assume como Deputado Estadual pelo PcdoB, substituindo João Ananias (PcdoB) que foi convocado para compor a equipe do Governo Cid na Secretaria de Saúde do Estado. Junto com Inácio Arruda, Chico Lopes, Cid Gomes e o presidente Lula, contribui para união das forças democráticas e progressistas, decisiva para vencermos o conservadorismo e para fazermos avançar um novo projeto de desenvolvimento, expressando o desejo de mudança do povo brasileiro.
|