2ª Companhia da Guarda

A Companhia de Polícia de Guarda da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará destina-se a execução dos serviços de policiamento de guarda de segurança dos órgãos e estabelecimentos do Poder Legislativo do Estado, compreendendo também a salvaguarda da integridade física de seus parlamentares, funcionários, convidados e visitantes, além da guarda das instalações físicas do prédio principal, seus anexos e áreas circunvizinhas.

 

Histórico

A Companhia de Polícia de Guarda da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará destina-se a execução dos serviços de policiamento de guarda de segurança dos órgãos e estabelecimentos do Poder Legislativo do Estado, bem como a salvaguarda da integridade física de seus parlamentares, funcionários, convidados e visitantes, além da guarda das instalações físicas do prédio principal, seus anexos e áreas circunvizinhas.

Inicialmente nomeada como 3ª Companhia de Polícia de Guarda, foi criada pelo Decreto nº 17.978, de 18 de junho de 1986, sendo previsto um efetivo de 90 (noventa) policiais militares para o seu quadro. Em 1993 o Decreto nº 22.421, de 03 de março, alterou o Decreto de criação da 3ª CPG, em seu art. 3º, permitindo que as funções de Comandante da Subunidade sejam exercidas por oficiais do posto de major ou capitão.

Em 03 de agosto de 2001, a 3ª Companhia de Polícia de Guarda foi extinta com a publicação do Decreto nº 26.310. Em 2003, a Mesa Diretora e o Colégio de Líderes da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará solicitou a recriação e reinstalação da Companhia de Polícia de Guarda para atuação no Poder Legislativo. A companhia, agora denominada 4ª CPG, foi regularizada pelo Decreto nº 27.045, de 15 de maio de 2003, com um efetivo de 50 (cinqüenta) policiais militares.

Em 23 de setembro de 2011, o Decreto nº 30.695 altera o Art. 1º do Decreto nº 27.045, de 15 de maio de 2003 aumentando o quadro de efetivo da 4ª CPG para 70(setenta) policiais militares.

Em 2012, a Polícia Militar do Ceará passa por uma nova estruturação organizacional, instituída através da Lei nº 15.217/2012, que estabelece a responsabilidade sobre território, efetivo, logística e finanças das Organizações Policiais Militares. Com a nova Estruturação Organizacional, a 4ª Companhia de Guarda/Assembléia Legislativa passa a ser denominada 2ª Companhia de Guarda/Assembléia Legislativa e tem como responsabilidade a Segurança do Poder Legislativo.

 

Comando

 

 Ten Cel QOPM Renato de Paiva Paula Pessoa - Comandante

 Maj QOPM Carlos Meireles Passos Neto - Subcomandante

 

Relação dos Ex-Comandantes da 3ª e 4ª Companhia de Polícia de Guarda.

1º Ten PM José Jaziel Fernandes Dantas
Cap. PM Durval Rodrigues Tavares
Cap. PM Edmilson Almeida Fernandes
Cap. PM Cauby Aguiar Filho
Maj. PM Francisco Ednardo
Maj. PM Deladier Feitoza Mariz
Maj. PM Júlio Pereira de Sena Neto
Cap. PM Antônio Taumaturgo Ribeiro Grangeiro
Cap. PM Raimundo Henrique Martins
Maj. PM Elizafan Bastos Lira
Maj. PM Amarílio Francisco Moura de Melo
Cap. PM Oscar Barroso Pimentel
Maj. PM Amarílio Francisco Moura de Melo
Maj. PM José Jarbas Aguiar Freire
Maj. PM José Rogério Câmara do Nascimento
Cap. PM Clayton Campos Fernandes
Maj. PM Renato de Paiva Paula Pessoa
Ten Cel. PM Antônio Gilvan Vieira Lobo

 

Coordenadoria

Com a publicação do Decreto nº 27.128, de 04 de julho de 2003, que aprovou o Regulamento e o Quadro de Organização da Casa Militar do Governo, no Capítulo II, Seção IV é criada a Coordenadoria Militar da Assembléia Legislativa, que tem por finalidade prestar assistência ao Chefe do Poder Legislativo, nos assuntos de natureza militar e de segurança.

A Coordenadoria Militar da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará é Órgão de Execução Programática da Casa Militar e sua composição é a seguinte:

 Francisco Túlio Studart de Castro Filho - Cel QOPM - Coordenador Militar

RENATO Pinto Paiva - Maj QOPM -  Ajudante de Ordens

RONALDO de Aguiar Florêncio - Cap. QOPM - Ajudante de Ordens

Marcus TÚLIO Moreira  Prudêncio - Cap QOPM - Ajudante de Ordens


 

 

Fone/Fax: (85)3277-2515 ou (85)3277-2514

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.