Principal > Imprensa > Notícias
  Icone EnviarENVIAR PARA UM AMIGO Icone ImpressoraIMPRIMIR Icone VoltarVOLTAR
Notícias Diminuir Fonte Aumentar Fonte
Linha

23.10.2007


Atendendo a solicitação do deputado Artur Bruno (PT), a Assembléia Legislativa realizou na tarde desta terça-feira (23/10), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao Dia do Engenheiro de Alimentos, comemorado em 16 de outubro. Na ocasião a TV Diário também foi prestigiada pela criação do quadro Quem Está na Minha Cozinha, apresentado pelo engenheiro de alimentos, professor Cláudio Lima.

Artur Bruno ressaltou a importância do curso de Engenharia de Alimentos como “uma área que engloba os conhecimentos necessários para atuação do profissional na cadeia de produção da indústria de alimentos”. O parlamentar chamou a atenção para dados divulgados pela ONU para a Agricultura e Alimentação (FAQ) que afirmam que cerca de 800 milhões de pessoas, sobretudo nos países em desenvolvimento, não tem acesso a alimentos suficientes para suprir suas necessidades nutricionais básicas.

Bruno informou que, no Brasil, 32 milhões de brasileiros passam fome e outros 65 milhões alimentam-se precariamente. O parlamentar mencionou ainda a decisão do presidente Lula de criar, ainda no seu primeiro governo, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no País e noticiou que o governador do Estado, Cid Gomes, irá apresentar para debate na Casa um plano de segurança alimentar.

Em referência aos homenageados da solenidade, Bruno destacou o Grupo M. Dias Branco como um dos principais incentivadores da profissão, pois “tem no seu quadro de funcionários muitos engenheiros de alimentos, provando que reconhece e valoriza a categoria”. Ele destacou ainda a TV Diário como prestadora de serviço ao telespectador mostrando, por meio do quadro “Quem está na minha cozinha”, do programa Tarde Livre, como se deve manipular corretamente os alimentos.

Um dos homenageados, o professor do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Cláudio Lima, pediu às autoridades a inclusão de profissionais da área nas “políticas de saúde pública, vigilância sanitária, aproveitamento de alimentos, combate a fome e na transferência e tecnologia para geração de emprego e renda”.

A diretora de Qualidade e Meio Ambiente do Grupo M. Dias Branco, Laurência Maria Braga de Albuquerque agradeceu a homenagem da Casa. ”Esta solenidade dá um passo importante na rica história da Assembléia Legislativa. Não restam dúvidas de que o espírito democrático e transparente desta Casa irá contribuir para o crescimento institucional da profissão”.

Já o chefe do departamento de Tecnologia de Alimentos da UFC, o professor José Cals Gaspar Júnior, alertou para o fato de que, segundo dados da Secretaria da Fazenda (Sefaz), existem mais 2002 indústrias cadastradas em Fortaleza que em sua grande maioria não dispõe de engenheiros em sua produção alimentícia.

Durante a solenidade foram entregues placas comemorativas a Laurência Albuquerque; a Cláudio Lima; ao diretor da TV Diário, o jornalista Roberto Moreira; e ao engenheiro de alimentos, Francisco José Siqueira Telles.
AT