Fortaleza, Quarta-feira, 17 Outubro 2018

Pesquisar

Processo Virtual

Processo Virtual - VDOC

Legislação

Projetos / Cursos

Publicações

Eventos e Destaques

Disque Assembleia

Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Tamanho letra:

 Área de Concentração do MALCE


Política, História e Memória

Política, História e Memória são as áreas de conhecimento que dirigem e orientam as demandas e atividades do MALCE. Elas estão relacionadas à produção da pesquisa científica, às exposições museológicas e às práticas educativas. As três áreas se intercruzam permanentemente, no entanto conservam-se independentes com o propósito de manter, na operacionalização, o rigor teórico-metodológico que rege as produções do MALCE.


Política

Quando falamos de Política, trabalhamos com a noção de cultura política, que em suas formas e expressões mutáveis historicamente, nos propõe a análise das relações entre valores, significados, gestos, ritos e normas do comportamento dos indivíduos em determinado momento histórico. Trabalhamos também a maneira como os diversos atores, seja no império ou na república, se relacionam e/ou incorporam o sistema político em voga ou as relações e disputas entre sistemas diferentes. Analisamos, ainda, as relações dos atores entre si e com as instituições políticas vigentes, aceitando-as ou opondo-se a elas.

Definir e separar História e Memória é uma necessidade conceitual, mas que não se faz sem tensões e reclames por parte dos sujeitos que representam uma ou outra.


História

A História é um conhecimento que problematiza o passado e admite a insuficiência de sua reconstrução. É uma representação narrativa do passado tecida com as escolhas do presente, fundada em análises e críticas textuais. Entendemos que a História é um saber que oscila entre a arte da narração, o uso de conceitos e o rigor das provas.


Memória

A Memória como material que alimenta e se tenciona com a História, ao mesmo tempo em que a interpreta, quer se salvaguardar em tentativas mais ou menos conscientes de definir e reforçar identidades, sentimentos de pertença e fronteiras sociais entre coletividades de tamanhos diferentes: partidos, sindicatos, igrejas, aldeias, regiões, clãs, famílias, nações etc. (Pollak, 1989).
Não obstante as demandas por Memória numa Casa Legislativa, nossa missão é aceitar a "demanda da memória como condição de transformá-la em história". (Prost, 2008).

 

 

Portal do Servidor

Eleições 2018

Enquete

Como promover o resgate da cidadania de mais de 130 mil crianças brasileiras de até 10 anos que vivem sem registro de nascimento?

Área de Concentração - QR Code Friendly


 

  29ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500