Fortaleza, Terça-feira, 17 Julho 2018

Pesquisar

Processo Virtual


Legislação

Publicações

Eventos e Destaques


Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Tamanho letra:

Abelardo Gurgel Costa Lima

 

Filho de Pompeu Ferreira Costa Lima Filho e de Maria Antonieta Gurgel Costa Lima, família de tradição política, social e econômica do Vale do Jaguaribe, nasceu em 12 de maio de 1917, em Aracati-CE. Dentre os 11 (onze) filhos que teve com Aldênia Monteiro Costa Lima, destacamos Abelardo Costa Lima Filho, eleito Deputado Estadual por duas legislaturas e Prefeito de Aracati em três períodos administrativos.

Advogado, formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, em 1942, e Contador, formado pela Escola Padre Champagnat; professor primário; repórter dos jornais "Gazeta de Notícias" e "Correio do Ceará"; diretor comercial do jornal "A Razão", órgão oficial da Ação Integralista Brasileira; fundador e diretor do jornal "Gazeta do Jaguaribe", semanário político que circulou em Aracati durante vários anos; advogado em Limoeiro do Norte-CE; professor na Escola Normal Rural e no Ginásio Diocesano de Limoeiro do Norte-CE.

Com a redemocratização do País, voltou à sua terra natal, Aracati-CE, para participar da campanha do Brigadeiro Eduardo Gomes, sendo ali um dos fundadores da União Democrática Nacional U.D.N., da qual foi o 1º Secretário do Diretório Municipal; Prefeito de Aracati (por três períodos administrativos: em março de 1947, tomando posse por nomeação do Desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa, Governador Constitucional do Estado). Em agosto de 1948, em virtude da renúncia do Prefeito eleito, Francisco Sabóia, tomou posse. Em outubro de 1954 foi eleito pela coligação (U.D.N.-P.S.D.), para a legislatura de 1955 a 1958; Deputado Estadual para os mandatos de 1951, 1959 e 1963; Presidente do Poder Legislativo em 1960 e 1961; Secretário do Trabalho e Ação Social (no primeiro Governo Virgílio Távora); Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios; Professor Titular da Escola de Administração da Universidade Estadual do Ceará; Membro da Associação Cearense de Imprensa e da Ordem dos Advogados do Brasil seção Ceará.

Estudioso da história do Ceará, principalmente de Aracati, publicou, entre as suas várias obras, as seguintes:

Terra Aracatiense;
Pequena Corografia do Município de Aracati.
Discursos proferidos:

Delmiro Gouveia;
Aracati e a Tragédia do Orós.

 

Portal do Servidor

Eleições 2018

Enquete

Você acha que o período de férias de julho tem impacto positivo na economia cearense?

Abelardo Gurgel Costa Lima - QR Code Friendly


 

  29ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500