Fortaleza, Domingo, 21 Abril 2019

Pesquisar

Processo Virtual

Processo Virtual - VDOC

Legislação

Projetos / Cursos

Publicações

Eventos e Destaques

Disque Assembleia

Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 
Tamanho letra:
ivogomes
  • Nome completo
Ivo Ferreira Gomes
  • Nome parlamentar
Ivo Gomes
  • Partido
PDT - Partido Democrático Trabalhista
  • Profissão
Advogado e Mestre em Direito
  • Número de votos
73.096
  • Atividades públicas
Deputado Estadual
  • Aniversário
13/12
  • E-mail
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Telefone
3277.2822
  • Site Pessoal
www.facebook.com/ivogomesdeputadoestadual

Ivo Gomes

Perfil

Ivo Ferreira Gomes é de tradicional família política sobralense. Filho do ex-prefeito José Euclides Ferreira Gomes e Maria José dos Santos Ferreira Gomes, irmão do também ex-prefeito de Sobral e ex-governador do Estado, Cid Gomes e do ex-ministro da Integração Nacional e ex-deputado fedral, Ciro Gomes. Ivo é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará e tem Mestrado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. Pertence aos quadros, como concursado, da Procuradoria Geral do Município de Fortaleza.

Vida Política
Ivo Gomes iniciou a carreira política no município de Sobral, onde foi chefe de gabinete da Prefeitura e Secretário de Desenvolvimento da Educação. Em 2002 foi eleito pela primeira vez deputado estadual com 50.326 votos. Em 2006, integrando o Partido Socialista Brasileiro (PSB), Ivo foi o segundo deputado mais votado do Ceará com 73.096 votos. Em 2007, foi convidado pelo então governador Cid Gomes para assumir a chefia do gabinete do Governo do Estado do Ceará, onde atuou até março de 2011. Nas últimas eleições, obteve m ais de 73 mil votos.

Lutas e Conquistas
Ao ser designado para assumir o cargo de Secretário de Desenvolvimento da Educação, lvo Gomes tinha a tarefa de responder aos resultados do sistema público municipal que, em Sobral, refletem a mesma gravidade da maioria dos sistemas públicos de educação do nosso país, mais especialmente das regiões que são economicamente desfavorecidas.
A primeira ação proposta pelo secretário Ivo Gomes foi o diagnóstico do nível de analfabetismo de todos os alunos do ensino fundamental. Uma dessas diretrizes foi o fortalecimento da autonomia escolar, pois o Secretário e sua equipe estavam absolutamente convencidos de que essa postura é uma premissa básica para alcançar uma educação de qualidade. No sentido de garantir o progressivo processo de autonomia, foram implantadas algumas iniciativas importantes: o processo de seleção de diretores escolares através de critérios meritocráticos, sem absolutamente nenhuma interferência de outra ordem; processo de seleção de coordenadores pedagógicos das escolas; a instituição do FUNDAE (Fundo de Desenvolvimento e Autonomia Escolar), que garante o repasse mensal de recurso a ser gerido pela escola, com o respaldo do conselho escolar e sob a liderança do diretor.

O resultado desse trabalho o credenciou a disputar o primeiro mandato de deputado estadual. Sua estratégia de atuação no parlamento era focada na Educação como algo indispensável para o desenvolvimento. Na Assembléia Legislativa, Ivo Gomes presidiu o Comitê Cearense contra o Analfabetismo Escolar, uma ação inédita no Ceará que contou ainda com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Foi o vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e membro das Comissões de Orçamento, Finanças e Tributação e dos Direitos Humanos e Cidadania.

A luta por uma educação de qualidade no município de Sobral foi estendida a todo o Ceará. Como chefe do gabinete do Governo do Estado ajudou na realização do Programa de Alfabetização na Idade Certa, elevando a qualidade do ensino público estadual. Depois vieram outros projetos direcionados a juventude cearense como o Primeiro Passo e as Escolas Profissionalizantes. Também foi secretário municipal da Educação de Fortaleza, de janeiro de 2013 a abril de 2014.


Proposições (Produção Legislativa)

Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimentos Aprovado
Rejeitado
Retirado
Prejudicado
Tramitando

 

Enquete

Portal do Servidor

Ivo Gomes - QR Code Friendly


 

  30ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500