Fortaleza, Quarta-feira, 26 Junho 2019

Terça, 17 Maio 2016 16:40

Frente Parlamentar de Combate ao Aedes aegypti vai reunir municípios na Aprece

Reunião da Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti Reunião da Frente Parlamentar de Combate ao Aedes Aegypti Foto: Marcos Moura
A Frente Parlamentar de Combate ao Aedes aegypti definiu, em reunião nesta terça-feira (17/05), que vai reunir municípios na Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) para conhecer o enfrentamento das cidades ao mosquito e a doenças como dengue, zika e chikungunya. O encontro foi agendado para a próxima segunda-feira (23/05), na sede da Aprece.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado Carlos Matos (PSDB), sugeriu que, inicialmente, fosse formado um grupo de 15 municípios, separados por microrregião. “Vamos ouvir o que eles dizem e quais são os desafios enfrentados”, disse o deputado.

A ideia é que os municípios mais afetados pelas doenças transmitidas pelo mosquito passem por uma formação e façam visita técnica ao município de Pedra Branca, para verificar a experiência positiva dos agentes de endemias da cidade. Durante a reunião, foi distribuído relatório sobre visita técnica realizada pela Frente Parlamentar ao município, no dia 10 de maio.

A Frente definiu ainda a realização de uma audiência pública para debater o combate ao Aedes aegypti, com a participação de diversos órgãos, como Aprece, Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Secretaria da Educação do Estado Ceará (Seduc), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Ministério Público e órgãos de limpeza urbana.

A Frente Parlamentar de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti foi instalada na Assembleia Legislativa em março deste ano, com a finalidade de acompanhar todas as ações de combate ao mosquito realizadas pelo Estado e pelos municípios, apontando sugestões para que o enfrentamento ao problema seja mais efetivo.

Participam da Frente os parlamentares José Sarto (PDT), Fernanda Pessoa (PR), Agenor Neto (PMDB), Roberto Mesquita (PSD) e Evandro Leitão (PDT).

LF/AP

Lido 2026 vezes Última modificação em Quinta, 19 Maio 2016 10:06

O Consórcio Nordeste e o ParlaNordeste podem contribuir para estimular o desenvolvimento da Região?

Frente Parlamentar de Combate ao Aedes aegypti vai reunir municípios na Aprece - QR Code Friendly