Fortaleza, Domingo, 17 Janeiro 2021

Combate COVID-19

Livro que reúne histórias do Cariri cearense é lançado pelo Inesp - QR Code Friendly
Quinta, 07 Janeiro 2021 18:42

Livro que reúne histórias do Cariri cearense é lançado pelo Inesp Destaque

(1 Voto)
Livro que reúne histórias do Cariri cearense é lançado pelo Inesp foto: Marcos Moura
O livro “Breve História dos Municípios do Cariri Cearense: fatos e dados,” de autoria de Célio Batista (in memorian) e Halley Batista, foi lançado pela Assembleia Legislativa, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), durante uma live na plataforma Zoom, na tarde desta quinta-feira (07/01).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Santana (PT), destacou a importância do trabalho de pesquisa realizado pelo autores nos diversos municípios da região. O parlamentar, natural de Juazeiro do Norte, disse que a obra representa a valorização do Cariri, uma região rica sobre diversos aspectos. “É preciso conhecer o passado, o presente e o futuro de uma região que é importantíssima para o Estado do Ceará. O Cariri é uma região com inúmeras possibilidades, da cultura a uma natureza exuberante. Esse lançamento nada mais é do que a valorização do que o Ceará tem de bom”, ressaltou.

Halley Batista, que deu continuidade às pesquisas iniciadas por seu pai, Célio Batista, falou que a princípio a ideia do pai dele era escrever vários livros, como se fosse enciclopédia com cada fascículo abordando um tema, como a geologia, a geografia, a cultura, etc.Contudo,devido a inexperiência deles e com o problema de saúde do pai, ele decidiu fazer um capítulo com as Histórias do Cariri (com fatos de personagens da região) e outro que traz, além dos aspectos geográficos, o folclore, as festas religiosas como o Pau da Bandeira (em Barbalha), a Romaria das Candeias (em Juazeiro)e outras vertentes da cultura com matriz africana, como a Dança do Congo, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, além de trazer também aspectos da cultura popular.

“Até hoje ainda existe a medicina popular, tradicional na região como o famoso lambedor, a chamada medicina caseira. Um fato curioso também registrado no livro, é que até o início do século passado era costume na região as famílias terem em casa quartos sem janelas para resguardar as filhas da presença de homes solteiros”, relatou.

João Milton Cunha, diretor executivo do Inesp, ressaltou a importância da obra para o conhecimento de uma região tão estratégica para o desenvolvimento cultural, social e econômico do Estado do Ceará. “O Cariri tem sido muito importante como objeto de publicação do Inesp. Hoje estamos com duas publicações diretamente voltadas para essa região do Estado que tem se destacado como objeto de estudo e pesquisas”, pontuou.

Alive contou com a mediação da jornalista Luzia Amorim, assessora de comunicação do Inesp. Também participaram do lançamento, o professor universitário Vladimir Spinelli; o escritor e membro da Academia de Letras dos Municípios do Ceará, Seridião Montenegro;e os servidores da Assembleia Legislativa Gilson Moreira, Valdo Costa e Karla Costa Lima Sampaio.

WR/LF

Protocolo Digital

A campanha Janeiro Branco propõe uma reflexão sobre saúde mental. Como você cuida da mente durante a pandemia?