Fortaleza, Quinta-feira, 30 Março 2017

Pesquisar

Processo virtual


Projetos

Publicações

Eventos e Destaques

Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos
Culturais
Quarta, 22 Março 2017 09:21

Autores e Ideias

O Programa Autores e Ideias. desta terça-feira (21/03) celebra o dia Mundial da Poesia com a professora e pesquisadora em poética Emília Passos de Oliveira Bezerra. A docente é uma das autoras do livro: “Ana Miranda entre Histórias e Ficções: estudos críticos”. A obra é uma homenagem a escritora cearense Ana Miranda que embora tenha ganhado notoriedade no cenário nacional como ficcionista, estreou na literatura com o livro de poemas: Anjos e Demônios. O livro é organizado pelas professoras Fernanda Maria Diniz da Silva e Cintya Kelly Barroso Oliveira e reúne 16 capítulos sobre a vasta bibliografia de Ana Miranda. Os estudos trazem algumas de suas produções nos gêneros poesia, romance, conto, crônica e literatura infantil. Participam da publicação cerca de 20 autores entre pesquisadores, professores e estudiosos da obra de Ana Miranda como a jornalista Lílian Martins que também faz parte da publicação com o artigo: “Semíramis: o romance-regresso ao Ceará de Ana Miranda”. O livro “Ana Miranda entre Histórias e Ficções: estudos críticos” será lançado nesta quinta-feira, 23/03, a partir das 18h30 no Foyer do Theatro José de Alencar e contará com a presença da autora homenageada. O Autores e Ideias tem produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Terça, 14 Março 2017 12:15

Autores e Ideias

Nesta terça-feira (14/03), o Programa Autores e Ideias recebe o músico e poeta Carlinhos Perdigão. O artista é autor do livro de poemas e ensaios: “Fragmentos”, publicado em 2011. Desta vez, o escritor lança o CD “Palavra” em que reúne 11 poemas do seu livro de estreia, musicados em parceria com os músicos Marcelo Justa, Júnior Boca e Nigroover. O álbum será lançado às 20h, no próximo dia 24, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Praia de Iracema. Em seu repertório, uma seleção de blues, rock, jazz e baladas. O lançamento, bem como as relações entre literatura e música são temas do programa desta noite que traz também os 50 anos de publicação do livro: “Cem anos de Solidão” de Gabriel Garcia Marques.O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, em formato dinâmico e aprofundado, exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 22 Fevereiro 2017 12:28

Autores e Ideias

Nesta terça-feira (21/02), o programa Autores e Ideias discute o tema "Literatura Infantil" com os autores Solange Lasalvia e Alci Braga. A dupla é responsável pela publicação: "Sapenilda e o Tesouro Perdido", publicado pela Editora Dummar. O livro é uma sequência da obra "O Rapto de Sapenilda" publicado há mais de duas décadas pela editora Bagaço e que traz uma sapinha muito inteligente e engraçada como personagem principal. Falando às crianças, Sapenilda diverte e ensina sobre  sobre os cuidados com a natureza. A obra utiliza elementos da fábula e da literatura de cordel e conta com as ilustrações da artista visual  Cecília Shiki.O programa faz ainda uma homenagem ao filósofo e teórico literário búlgaro Tzvetan Todorov falecido no último dia 07 deste mês.O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, em formato dinâmico e aprofundado, exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 15 Fevereiro 2017 10:39

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias recebe, nesta terça-feira (14/02), o músico Oscar Arruda e o jornalista, crítico musical e compositor cearense Dalwton Moura sobre literatura e música, a partir da obra literomusical do canadense Leonard Cohen (1934-2016).Os convidados  vão dar detalhes sobre o show “Bird on the Wire”, que vai acontecer nesta quarta-feira (15/02), às 20h, no Teatro Dragão do Mar, em que Oscar Arruda homenageia o cantor e compositor canadense. O tributo à Leonard Cohen é apoiado pelo projeto Ceará Jazz Series. Durante o show, o público terá a oportunidade de apreciar a recriação de canções de várias fases da obra de Leonard Cohen: dos anos 1960 à década de 1980, chegando a composições mais recentes do autor de “Dance me to the end of Love”.O  escritor de canções morreu em 2016, deixando um vasto legado musical, aplaudido pela crítica e ainda a ser mais conhecido pelo público. Sua obra será celebrada pelo cantor e guitarrista cearense Oscar Arruda (voz, guitarra e violão), ao lado de outros representantes da cena de Fortaleza, tais como Ayrton Bob Pessoa (teclado, sintetizador e efeitos), Cláudio Miranda (contrabaixo), Marcelo Holanda (bateria) e Natasha Maciel e Rafaela Müller nos vocais.Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, em formato dinâmico e aprofundado. Exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 08 Fevereiro 2017 14:27

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), nesta terça-feira (07/02), recebe a artista plástica e escritora Raisa Cristhina. Com o tema "Literatura e Artes Visuais", a atração discute as relações entre as duas linguagens a partir das narrativas pictórica e poética da artista cearense.Raisa Cristhina possui graduação em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE), é mestranda em Artes pelo Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC) e autora do livro "Mensagens enviadas enquanto você estava desconectado", publicado pela editora independente Substância.A obra é um singular projeto editorial que reúne ilustração, pintura, prosa poética e foi vencedora do IV Prêmio de Literatura, Livro e Leitura da Secretaria de Cultura de Fortaleza, em 2011.O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, em formato dinâmico e aprofundado. Exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 21 Dezembro 2016 14:16

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias, desta terça-feira (20/12),  presta homenagem o centenário de nascimento do poeta Manuel de Barros, celebrado em 19 de dezembro. Autor do livro “Poemas Concebidos Sem Pecado”, entre muitos outros, ele nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, mas foi para o Rio de Janeiro, onde concluiu Direito, em 1941. Também é de autoria dele, o livro “Face Imóvel”. Na década de 1960, foi para Campo Grande (MS) viver como fazendeiro no Pantanal. Manoel  ficou consagrado como poeta nas décadas de 1980 e 1990, quando Millôr Fernandes passou a publicar as poesias dele em grandes jornais do País. Autores e Ideias traz ainda um bate papo com o jovem escritor cearense Bruno Paulino. Natural de Quixeramobim, ele fala sobre a trajetória literária e os detalhes do seu novo livro Sertão: Poetas e Prosadores, que será lançado em janeiro de 2017. O programa Autores e Ideias tem produção e apresentação de Lílian Martins, e é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 14 Dezembro 2016 11:02

Autores e Ideias

Pela primeira vez na história, o Prêmio Nobel de Literatura, a maior honraria literária do mundo, foi entregue a um músico. O reconhecimento da academia sueca a Bob Dylan surpreendeu até seus maiores fãs. O programa Autores e Ideias desta terça-feira (13/12) vai debater essa decisão, que causou grande discussão e ganhou destaque na imprensa de todo o mundo. Além da surpreendente nomeação do músico, o artista também demorou semanas para se pronunciar sobre o prêmio, o que causou ainda mais polêmica. Para falar sobre a escolha do nome de Bob Dylan e a primeira nomeação de um artista não escritor, o programa Autores e Ideias recebe o escritor e um dos curadores da Bienal Internacional do Livro do Ceará, Kelsen Bravos, e o jornalista e crítico musical Dalwton Moura, responsável pelo espetáculo "Tributo a Bob Dylan: Ceará canta Dylan".  Com produção e apresentação de Lílian Martins, o programa é apresentado às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas, às 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 07 Dezembro 2016 13:24

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias  entrevista, nesta terça-feira (06/12), o escritor e professor de Libras Nilton Câmara, autor do livro  “Grito silenciado: Conceitualizações de Violência na Comunidade Surda”, que será lançado  nesta quarta-feira (07/12), às 19h, no auditório da Livraria Cultura. O livro fala sobre Libras (Língua Brasileira de sinais), principalmente no processo de língua oral, no caso, a tradução da língua portuguesa para a língua de sinais, enfocando a temática da violência sob a perspectiva do próprio sujeito Surdo. O interesse por esta temática surgiu do envolvimento do autor desde 1998 com a comunidade surda e pessoas com deficiência, enquanto Intérprete de Libras e facilitador da inclusão e acessibilidade na sociedade. Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Nilton é intérprete, tradutor e professor de Libras. Produzido e apresentado pela jornalista Lílian Martins, Autores e Ideias é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 30 Novembro 2016 10:41

Autores e Ideias

Nesta terça-feira (29/11), o programa Autores e Ideias  entrevista Marcos Mairton. O autor integra a coletânea: "Inverso Direito", publicado pela editora Lumen Juris. A obra traz 11 poetas, todos profissionais da área jurídica e integrantes do grupo Juspoetas, coordenado pelo cearense Willis Santiago Guerra Filho, professor dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Willis Santiago é também o organizador da publicação ao lado de Daniel Giotti de Paula. Marcos Mairton é escritor, cordelista, compositor e juiz federal titular da 12ª Vara. É Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e MBA em Gestão do Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas. Sua estreia na literatura ocorreu em 2005 e, desde então, já lançou seis livros entre literatura adulta e infanto-juvenil, dezenas de cordéis e participa de diversas antologias. O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Quarta, 23 Novembro 2016 12:30

Autores e Ideias

Nesta terça-feira (22/11), o programa Autores e Ideias  entrevista a advogada Manoela Queiroz Bacelar, autora do livro Tombamento Afetos Construídos, obra que conta com o selo do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais que será lançada no próximo dia 30 na galeria Multiarte em Fortaleza.O livro investiga, sob o prisma jurídico, o instituto do tombamento do patrimônio cultural. A obra conta coma as imagens de Campelo Costa e Celso Oliveira. O prefácio é assinado pelo poeta Vigílio Maia. O livro traz ainda o que é tombamento, sua natureza jurídica, a questão do particular e o direito a indenização, e a problemática do tombamento em Fortaleza. A Galeria Multiarte fica na Rua Barbosa de Freitas, 1727, Aldeota. O Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura, em formato dinâmico e aprofundado, exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, 20h, com reprise às sextas-feiras, 23h.

Vídeo relacionado

Página 1 de 13

Portal do Servidor

Comitê / Frente

Enquete

A economia brasileira vai se recuperar ao longo do ano?


 

  29ª Legislatura - Assembléia Legislativa do Ceará                                                                                    Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500