Fortaleza, Terça-feira, 21 Maio 2019

Segunda, 19 Agosto 2013 14:39

Brasilidade

O programa Brasilidade deste domingo (18/08) rende homenagens ao carioca Jamelão, nome artístico de José Bispo Clementino dos Santos. O tradicional intérprete dos sambas-enredo da Mangueira começou na música tocando tamborim e cavaquinho nos subúrbios cariocas.   O menino Saruê nasceu no bairro de São Cristóvão e passou a maior parte da juventude no Engenho Novo, para onde se mudou com seus pais. Lá, começou a trabalhar para ajudar no sustento da família - seu pai havia se separado de sua mãe. Ganhou o apelido de Jamelão na época em que se apresentava em gafieiras da capital fluminense. Aos 15 anos, conheceu o sambista Lauro Santos, o Gradim, que o levou à escola Estação Primeira de Mangueira. Em 1945, participou, sem sucesso, de um programa de calouros na Rádio Ipanema. Segundo Jamelão, o apelido surgiu naquele programa, quando assim foi anunciado, sem nem saber de quem se tratava. Em 1952, já com certa fama, Jamelão viajou para a França como crooner da Orquestra Tabajara do maestro Severino Araújo, para cantar em uma festa promovida por Assis Chateaubriand e pelo estilista francês Jacques Fath, no castelo de Coberville, nos arredores de Paris. O programa Brasilidade é produzido por Fátima Abreu e Ronaldo César e narrado por Narcélio Limaverde. Vai ao ar aos domingos, às 18h, com reprise também aos domingos, às 6h.
Lido 356 vezes Última modificação em Segunda, 19 Agosto 2013 14:41

Ideia Certa

Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2016 houve 34.850 mortes no trânsito no Brasil. Desse total, 1/3 das vítimas eram motociclistas. Qual a melhor forma de enfrentar esse problema?

Brasilidade - QR Code Friendly