Fortaleza, Sexta-feira, 13 Dezembro 2019

Pesquisar

Processo Virtual

Processo Virtual - VDOC

Legislação

Projetos / Cursos

Publicações

Eventos e Destaques

Disque Assembleia

Login

Augusta Brito - QR Code Friendly
         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos
Tamanho letra:
augustaBrito
 
  • Nome completo
Augusta Brito de Paula
 
  • Nome parlamentar
Augusta Brito
 
  • Partido
PCdoB - Partido Comunista do Brasil
 
  • Profissão
Enfermeira
 
  • Número de votos
67.251
 
  • Atividades públicas
Deputado Estadual
 
  • Aniversário
27/05
 
  • E-mail
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
  • Telefone
3277.2595
 
  • Site Pessoal
http://www.facebook.com/augustabrito65
 

Augusta Brito

   
 

Perfil

 

Augusta Brito de Paula é natural de Fortaleza, mas tem como berço político a região da Ibiapaba, em especial a cidade de Graça. Antes de ser eleita deputada estadual em 2014, com 50.849 votos, e reeleita em 2018, com 67.251 votos, Augusta foi prefeita do município de Graça por duas vezes e secretária de educação em São Benedito. Filha de Augusto Brito (Prefeito de Graça) e Gonçala Edilene de Paula Brito, a Parlamentar é casada com Gadyel Gonçalves, Prefeito de São Benedito, e mãe de três filhos. Cursou o ensino superior em Sobral, formando-se em Enfermagem, no ano 2000 e, em 2018, concluiu sua segunda graduação, tornando-se bacharela em Direito.

Augusta Brito é a primeira mulher a ser eleita e reeleita pelo PCdoB no Ceará para o cargo de Deputada Estadual. Destaca-se na Assembleia Legislativa na luta em defesa dos direitos das mulheres, da enfermagem, da juventude, do municipalismo, da democracia e pelos direitos do povo. Apresentou mais de trinta projetos em seu primeiro mandato, sendo três deles transformados em lei pelo Governador Camilo Santana: a Lei que garante gratuidade no transporte público para hemofílicos e pessoas com deficiência, a Lei de segurança bancária 24 horas, inclusive nos domingos e feriados; e a Lei que inclui o dia de Nossa Senhora de Fátima no calendário estadual.

Ainda em seu primeiro mandato (2015 – 2018) Augusta Brito foi presidente da Comissão de Juventude da Assembleia Legislativa, fazendo parte também de outras onze pastas. Foi a primeira parlamentar do PCdoB a ocupar um cargo na Mesa Diretora, conquistando a 4ª secretária. A Parlamentar assumiu em 2017 o cargo de Procuradora Especial da Mulher, onde pode levar a Caravana de combate à violência contra a mulher a vinte escolas estaduais, alcançando cerca de oito mil alunos no estado. A Procuradora é também responsável por incentivar a implantação de Procuradorias da Mulher em Câmaras Municipais.

Enquanto Procuradora da Mulher, Augusta tem buscado informar e formar a sociedade civil em torno do tema da equidade de gênero, empoderamento da mulher e enfrentamento do discurso sexista e misógino vestido pela sociedade que, até bem pouco tempo excluiu, mitigou e reduziram a participação equânime da mulher nos mais diversos setores. Nessa intenção é que lançou, em dezembro de 2018, o Papo com Mulheres, uma roda de conversa informal com servidores da Casa e com a sociedade civil, a fim de fomentar o coletivo, em especial as mulheres.



Comissões


Fiscalização e Controle (Vice-Presidente)
Da Infância e Adolescência (Vice-Presidente)
Educação (Membro)
Direitos Humanos e Cidadania (Membro)
Trabalho, Administração e Serviço Publico (Membro)
Juventude (Membro)
Orçamento, Finanças e Tributação (Suplente)
Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Suplente)
Meio Ambiente e Des. Semiárido (Suplente)

Plano de Cargos

Portal do Servidor

Eventos

Enquete

Você é a favor da privatização do Parque Nacional de Jericoacoara e de outras unidades previstas pelo Governo Federal?


 

  30ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500