| José Sarto Nogueira Moreira (Acopiara, 13 de fevereiro de 1959) é médico e político brasileiro. Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), Dr. Sarto, como é conhecido, foi reeleito em 2014 para o sexto mandato consecutivo de deputado estadual. Obtendo 85.310 votos, foi o quinto candidato mais votado entre os 46 eleitos.
Atualmente, preside a Comissão de Fiscalização e Controle e é vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa. No biênio 2015/2016, foi presidente da Comissão de Educação e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou fraudes no Seguro DPVAT no Estado do Ceará.
Nascido em Acopiara, município do centro-sul cearense, é filho de Antônio Moreira e de Maria Alice Nogueira de Oliveira. Irmão do também médico e político, o vereador de Fortaleza Elpídio Nogueira.
Mudou-se jovem para Fortaleza onde iniciou seus estudos na rede pública municipal. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, com estágio nos Estados Unidos da América na área da Ginecologia e Obstetrícia, trabalhou no Jackson Memorial Hospital em Miami.
Sarto ingressou na vida pública com o trabalho humanitário no Fundo Cristão para Crianças. A carreira política iniciou em 1988, quando foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza. Quatro anos depois, após ser reeleito, tornou-se presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. Em 1994, foi eleito pela primeira vez deputado estadual, tendo sido o candidato mais votado no município de Fortaleza.
Eleito em 2010 para o quinto mandato de deputado estadual com 65.282 votos, Dr. Sarto foi vice-presidente da Assembleia Legislativa no biênio (2011/2012), assumindo a presidência da Casa quando Roberto Cláudio, após vitória nas eleições municipais de 2012, assumiu a Prefeitura de Fortaleza.
Tem como principal bandeira a defesa da saúde pública. Durante o biênio 2013/2014, foi líder do Governo Cid Gomes. No mandato compreendido entre os anos de 2010 e 2014, defendeu a iniciativa de fazer uma chamada pública para que hospitais privados realizem cirurgias eletivas, ajudando a diminuir a espera nos hospitais da rede pública no Ceará.
Sarto foi relator e defensor de praticamente todos os projetos de lei encaminhados pelo governador Cid Gomes. Projetos importantes como os que criaram cargos para milhares de servidores estaduais entre professores, policiais civis e militares, agentes penitenciários e peritos criminais.
Ao longo dos últimos, tem pautado sua ação parlamentar em defesa do povo cearense, destacando sua atuação em 22 municípios das regiões do Sertão Central, Centro-Sul e Maciço do Baturité e Litoral Oeste, entre os quais Fortaleza, Acopiara, Amontada, São Gonçalo do Amarante, Várzea Alegre, Potengi, Umari, Paraipaba, Trairi, Paramoti, Baturité e Cariús.
ComissõesFiscalização e Controle (Presidente) Seguridade Social e Saúde (Membro)
|