Fortaleza, Quarta-feira, 23 Janeiro 2019

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Tamanho letra:

cirillo

Cirilo Pimenta

• Nome completo

Cirilo Antônio Pimenta Lima

Filho de Quixeramobim, terra de Antônio Conselheiro - o valente e lendário sertanejo que enfrentou as forças do exército nacional em pleno sertão da Bahia - Cirilo Pimenta iniciou atividade pública desempenhando mandato de vereador em sua terra natal, impulsionado pelo desejo de servir aos que nele depositavam esperança de dias melhores. Na Câmara, abriu espaço para uma nova bandeira que se erguia no sertão cearense: a organização popular através das associações de produtortes e trabalhadores rurais e urbanos.Em seus discursos, pregou a necessidade de uma integração campo-cidade, onde a agroindústria pudesse viabilizar ocupação na zona rural e a instalação de indústria garantisse emprego e renda na área urbana das cidades. Carismático e popular, em 1990, se elege deputado estadual, vindo representar na Assembléia Legislativa o sertão Central do Ceará. No parlamento, destaca-se por sua habilidade em negociar e liberar projetos que representassem progresso para sua região.Em 1994, renova mandato de deputado e se consolida como liderança política em nosso estado.

O ano de 1996 foi o do sonho realizado: dirigir os destinos de sua terra. Eleito prefeito pela vontade majoritária da população, Cirilo Pimenta começa a partir daí a construir uma nova história de seu município e de sua gente. A cidade até então assistia ao progresso de comunidades vizinhas de forma passiva. Como prefeito, Cirilo Pimenta se cercou de auxilirares competentes e contando com a experiência parlamentar abriu as portas de Quixeramobim para que o desenvolvimento econômico e social entrasse. Apoiado por segementos organizados da socieade local, põe em prática um plano estratégico e ousado de governo que consistia em dar suporte às atividades que garantissem desenvolvimento sustentável e emprego.

Coma auto-estima resgatada, a cidade passou a experimentar extraordinária evolução econômica e estrutural. A infra-estrutura criada com a implantação do distrito industrial fincou os alicerces para a instalação de indústrias, sobretudo calçadista e agroindústria, fazendo surgir 6 mil empregos diretos e 4 mil empregos indiretos.A gestão do deputado Cirilo Pimenta, no entanto, viria ainda a ser protagonista do mais inovador projeto em termmos de administração pública municipal em fins do século passado. Surge o Pingo D'Água, projeto que consistia em perfuração de poços rasos em áreas de aluvião.

O projeto foi logo encampado pelo governo do estado tornando-se Poços do Sertão.Ainda como prefeito, Cirilo Pimenta, por sua forte liderança, presidiu a Associação os Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece). Entregou o município com índices econômicos invejáveis e saldo social reconhecido, com adiminuição da pobreza em terras incrustradas no semi-árido.Cirilo Pimenta volta ao parlamento coma eleição de 2006, tendo como focos de atuação a defesa do setor primário, indusatrialização e educação como presssupostos para a geração de emprego e renda e combate a pobreza em nosso estado.

• Nome parlamentar
Cirilo Pimenta
  • Partido
PSDB
  • Profissão
 Veterinário, formado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Número de votos
  • Atividades públicas
 Vereador, deputado estadual, prefeito, presidente da Aprece, secretário Executivo da Secretaria de Governo do Estado.
  • Aniversário
  • Telefone
  • Site Pessoal

Os problemas da segurança e enfrentamento às organizações criminosas desafiam os estados brasileiros. Como enfrentá-los?

Cirilo Pimenta - QR Code Friendly

29ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos: