Fortaleza, Segunda-feira, 15 Outubro 2018

Pesquisar

Processo Virtual

Processo Virtual - VDOC

Legislação

Projetos / Cursos

Publicações

Eventos e Destaques

Disque Assembleia

Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 
Tamanho letra:
walterCavalcante
  • Nome completo
WALTER LIMA FROTA CAVALCANTE
  • Nome parlamentar
Walter Cavalcante
  • Partido
MDB - Movimento Democrático Brasileiro
  • Profissão
Técnico em Contabilidade
  • Número de votos
33.094
  • Atividades públicas
Deputado Estadual
  • Aniversário
23/02
  • E-mail
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Telefone
32772884 - 32772886
  • Site Pessoal
www.waltercavalcante.com.br

Walter Cavalcante

Perfil

Walter Lima Frota Cavalcante nasceu em 23 de fevereiro de 1956, na cidade de Crateús-CE. É o segundo filho de José Hindemburgue da Frota Cavalcante e Herondina Lima Cavalcante. Casado com Francisca Maia Luz Cavalcante e pai de dois filhos, Rômulo e Victória. Iniciou seus estudos na cidade natal e de lá seguiu para o Crato, chegando a Fortaleza no ano de 1972, quando ingressou na Escola de Aprendizes de Marinheiro. Concluiu o Curso Técnico em Contabilidade na Escola Fênix Caxeiral, na qual recebeu um prêmio instituído por Joaquim Ferreira, jornalista e comentarista da British Broadcastingh Corporation (BBC) de Londres, por ter sido o melhor aluno do curso.

Iniciou a vida profissional em 1975 como Office-boy do Banco Pontual S/A. Foi chefe do setor de contas correntes, em seguida coordenador e depois gerente geral administrativo, tornando-se sócio gerente da Corretora do Banco e da Luz Corretora de Seguros.

Cavalcante também fundou a Cooperativa Habitacional dos Bancários do Estado do Ceará (COHABECE), onde ocupou os cargos de Diretor Financeiro e de Diretor Presidente. Nesta função, construiu 638 unidades habitacionais no Conjunto dos Bancários, no bairro Vila Velha (onde reside até hoje), 270 apartamentos na Avenida Mister Hull, 584 casas e apartamentos na comunidade do Dendê, no bairro Água Fria, 149 casas na cidade do Crato-Ce e 142 casas em Juazeiro do Norte. Foi diretor da Comissão de Habitação durante a gestão do então prefeito de Fortaleza, Antônio Cambraia.

Em 1996, foi convidado pelo candidato a prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães, para se candidatar a vereador de Fortaleza, sendo eleito com 7.563 votos pelo PMDB, devido ao trabalho desenvolvido na Comissão de Habitação. Em 2000, foi reeleito para o segundo mandato com 12.755 votos. Em 2004, 13.066 votos lhe deram o terceiro mandato, ainda pelo PMDB. Quatro anos depois, foi reeleito para o quarto mandato pelo PHS, sendo o segundo vereador mais votado do Estado, com 11.759 votos. Em agosto de 2011, anunciou seu retorno ao PMDB, partido pelo qual conquistou seu quinto mandato, com 12.061 votos, em 2012.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, ocupou a presidência da Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania, do Conselho de Ética Parlamentar e da Comissão de Orçamento, Finanças, Controle e Fiscalização por duas vezes. Apresentou projetos como o que inclui no calendário oficial do Município a Marcha Pela Vida e Contra o Aborto; o que dispõe sobre o programa de desenvolvimento do turismo social e o que institui o circuito de turismo religioso na Capital. Quanto o debate do Legislativo absorve temas como Orçamento do Município, programas de habitação popular ou mesmo movimentos em defesa da vida de cunho religioso, a voz do vereador Walter Cavalcante é sempre procurada.

Foi eleito por seus pares para presidir a Câmara Municipal de Fortaleza no biênio 2013-2014, ao assumir compromisso com a máxima transparência nas ações do Poder Público, com modernização do Legislativo e com uma maior interação dos vereadores com a sociedade. Com praticamente todas as metas de gestão já atingidas ou em fase de conclusão, ainda no primeiro ano de mandato na presidência da Mesa Diretora, Walter Cavalcante reforçou o perfil acolhedor da CMFor, ao formar comissões para intermediar as demandas da sociedade civil organizada e da população em geral. Como presidente, firmou a parceria do Ministério Público pelo Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, que permitiu a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores do Poder Legislativo. O plano viabilizou o processo de aposentadoria de 62 servidores.

No ano de 2014, foi eleito deputado estadual pelo PMDB com 33.094 votos para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.


Comissões


Agropecuária (Membro)
Trabalho, Administração e Serviço Publico (Membro)
Cultura e Esportes (Membro)
Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca (Membro)
Orçamento, Finanças e Tributação (Membro)
Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Suplente)
Defesa Social (Suplente)
Meio Ambiente e Des. Semiárido (Suplente)
Seguridade Social e Saúde (Suplente)
Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano (Suplente)
Juventude (Suplente)
Constituição, Justiça e Redação (Suplente)
Fiscalização e Controle (Suplente)
Defesa do Consumidor (Suplente)
Direitos Humanos e Cidadania (Suplente)

Proposições (Produção Legislativa)

Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimentos Aprovado
Rejeitado
Retirado
Prejudicado
Tramitando

 

Portal do Servidor

Eleições 2018

Enquete

As ações de conscientização sobre o câncer de mama promovidas pela campanha Outubro Rosa contribuem para prevenir a doença?

Sim. Funcionam como alerta, estimulando o autoexame, técnica de prevenção que pode identificar estágios iniciais do câncer - 90%
Não. Essa é apenas mais uma campanha, sem resultados efetivos - 10%
A votação para esta enquete foi encerrada em: %15 %b %2018 - %10:%Out
Walter Cavalcante - QR Code Friendly


 

  29ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500