Fortaleza, Terça-feira, 25 Setembro 2018

Pesquisar

Processo Virtual

Processo Virtual - VDOC

Legislação

Projetos / Cursos

Publicações

Eventos e Destaques

Disque Assembleia

Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos
Últimas Notícias
Segunda, 24 Setembro 2018 12:43

Brasilidade

O programa Brasilidade, deste domingo (23/09) homenageia a cantora mineira Maria da Conceição Toledo, conhecida como Rosana Toledo. A artista começou a cantar em 1938, aos quatro anos de idade, no orfanato de São João Batista, em Belo Horizonte (MG). No ano seguinte, passou a estudar no colégio Nossa Senhora do Monte Calvário, participando de todas as apresentações musicais realizadas nas festas da escola. Rosana Toledo ficou conhecida no mundo das artes em 1947, ao lado da irmã e também cantora Maria Helena Toledo. Elas fizeram o primeiro teste na rádio Guarani, em que se apresentaram no programa “Gurilândia”, com o nome de “Irmãs Toledo”, cantando a música “Beijinho Doce” (Nhô Pai), criação das irmãs Castro, de São Paulo. A dupla foi consagrada depois na audição da “Hora da Corneta, animada por Valdomiro Lobo.  Em 1962, Maria Toledo viajou para os Estados Unidos, onde gravou três álbuns: “Maria Toledo Sings Bonfá”, na etiqueta United Artist; “Jazz Samba Encore”, cantando em português, acompanhada por Stan Getz, na verve, em 1963, e “Braziliana” , com Luis Bonfá e o norte-americano Bob Scott, em 1965. Com produção de Fátima Abreu e Ronaldo César e apresentação de Narcélio Limaverde, o Brasilidade vai ao ar aos domingos, às 18h, com reprise às terças-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Segunda, 24 Setembro 2018 12:37

Qual é o Tom do Ceará?

A cantora e compositora Luh Livia  é a atração do Qual é o Tom do Ceará?, deste sábado (22/09). A artista lança carreira solo este ano e, em seu single de estreia, intitulado “Cansa!”, retrata a voz da mulher moderna diante das imposições criadas acerca do que é ser mulher. A música faz parte do EP “Madre da Peste”, projeto que nasceu da união dos dois universos artísticos. Com 13 anos de carreira como vocalista da banda de rock Mafalda Morfina, projeto que iniciou na sua adolescência em Fortaleza-CE, Luh Lívia reuniu uma vasta experiência de palco, tanto pelos shows em festivais independentes brasileiros quanto pelas parcerias construídas junto a artistas renomados.A artista também se apresentou com a banda ao lado de Paralamas do Sucesso, Pitty, Pato Fu, Simple Plan, Evanescence, Nando Reis, inclusive lançou música em parceria com o cantor Bruno Gouveia, vocalista do Biquíni Cavadão.Em 2017, Luh dividiu a carreira musical com o estudo das artes cênicas. Foi compositora da música tema na peça “Canção de Bernadete”, obra escrita e dirigida pelo novelista Aguinaldo Silva, na qual atuava e cantava.Com apresentação e produção da jornalista Ian Gomes, o Qual é o Tom do Ceará? vai ao ar aos sábados, em novo horário, a partir das 12h25, durante o período de propaganda eleitoral. A reprise acontece às quartas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Segunda, 24 Setembro 2018 12:35

Abluesando

O programa Abluesando nesta sexta-feira (21/09), relembra a trajetória do cantor de blues Jimmy Witherspoon. O artista nasceu em Gurdon, Arkansas, Estados Unidos, e atraiu a atenção ao cantar na banda do pianista de jazz Teddy Weatherford, em Calcutá, na Índia, e nas apresentações regulares transmitidas pelo serviço de rádio das Forças Armadas norte-americanas, durante a Segunda Guerra Mundial. Witherspoon gravou pela primeira vez com a banda do maestro, pianista e cantor de blues e jazz Jay McShann em 1945. Jimmy Witherspoon morreu em 1997, de câncer, em Los Angeles. O programa também destaca o trabalho do músico americano Robert Cray, que é considerado um expoente da nova safra de artistas do blues. Robert começou a carreira influenciado pelos Beatles, mas, ao assistir a um espetáculo de Albert Collins, resolveu seguir o caminho do blues. Ao lado dos guitarristas Albert Collins e Johnny Copeland, registrou o clássico álbum “Showdown!”. O artista já teve músicas regravadas por artistas como Eric Clapton (Bad Influence) e Albert Collins (Phone Booth). Abluesando é produzido e apresentado pelo jornalista Robério Lessa e vai ao ar todas as sextas-feiras, a partir das 20h.

Vídeo relacionado

Sexta, 21 Setembro 2018 11:41

Gonzagando

O programa Gonzagando apresenta, nesta quinta-feira (20/09), os fatos políticos e culturais de 1989, ano marcado pela morte do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Entre os eventos daquele ano, destaca-se a eleição de Fernando Collor de Mello, 32º presidente do País e o primeiro eleito depois do regime militar. Gonzaga morreu no dia 2 de agosto, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Além dele, a data ainda foi marcada por grandes perdas, como a de Nara Leão e Raul Seixas. No cenário internacional, ocorreu a morte do pintor catalão surrealista Salvador Dalí, em 23 de janeiro de 1989, aos 84 anos. Outro marco do ano de 1989 foi a inauguração, no dia 18 de março, do Memorial da América Latina, em São Paulo. O projeto leva a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer. Produzido por Fátima Abreu e apresentado por Gerardo Anésio, o Gonzagando vai ao ar às quintas-feiras, a partir das 20h, com reprise aos domingos, às 6h.

Vídeo relacionado

Quinta, 20 Setembro 2018 11:44

Sons dos Festivais

O programa Sons dos Festivais exibe, nesta quarta-feira (19/09), a carreira do cantor, compositor, instrumentista e produtor cultural Zebeto Corrêa. Mineiro da cidade de Itaúna, ele tem 15 CDs gravados, parcerias e gravações com grandes nomes da música, como Wagner Tiso, MPB4, Victor Biglione, Celso Viáfora, Simone Guimarães e outros artistas. Zebeto iniciou sua carreira musical com a banda Fogo no Circo, em 1982, com a qual gravou seu primeiro LP. Os principais parceiros do cantor são os mineiros Caio Junqueira Maciel, Bartholomeu Mendonça e Paulinho Andrade. Sua música “Amores, a Canção”, em parceria com Paulinho Andrade, recebeu 20 prêmios em festivais. Já a composição “Dançando com Leões” conquistou 45 premiações, dentre as quais 18 primeiros lugares. O programa Sons dos Festivais apresenta ainda músicas e interpretações de Djavan, Lamartine Babo, Beth Carvalho, Jayme Vogler, Indiada Buena, Golden Boys, Vânia Abreu, Xico Barreto, Jack  Sttofel, Ruy Vanti, Leila Pinheiro, entre outros. Com produção de Nazicélia Costa e apresentação de Haroldo Holanda, o Sons dos Festivais vai ao ar às quartas-feiras, às 20h, com reprise aos sábados, a partir das 16h.

Vídeo relacionado

Quinta, 20 Setembro 2018 08:52

Comissões

Projeto indica nome de religioso para Areninha no Município de Santana do Acaraú. Repórter Ian Gomes. (1'25").

Vídeo relacionado

Quarta, 19 Setembro 2018 12:18

Autores e Ideias

O programa Autores e Ideias,  desta terça-feira, às 20h, recebe com o historiador, poeta e pesquisador Dércio Braúna, autor do livro “Sociedade dos Poetas Vivos”, publicado pela editora Radiadora. A obra reúne ensaios a respeito da poesia de sete escritores cearenses contemporâneos. A proposta é apresentar ao leitor uma mostra da poesia cearense que está sendo realizada no Estado e contribuir para o fomento e a divulgação dos autores cearenses. O lançamento da obra está previsto para acontecer em Fortaleza, durante a III Festa Literária da Associação Cearense de Escritores (Fliace) no mês de novembro. O livro também será lançado em Limoeiro do Norte, durante a Semana de Letras da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), também no mesmo mês. O programa traz ainda informações sobre o II Encontro de Estudos Clariceanos da Universidade Federal do Ceará (UFC). O encontro será realizado de 7 a 9 de novembro, no Centro de Humanidades da UFC, no bairro Benfica. O tema será "Entre o histórico e o ficcional: sopros de vida".  Com produção e apresentação de Lilian Martins, o programa Autores e Ideias, dedicado aos livros e à literatura, tem exibição às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Segunda, 17 Setembro 2018 07:11

Brasilidade

O programa Brasilidade, deste domingo (16/09), presta homenagem ao músico alagoano Luiz Saraiva dos Santos, conhecido como Saraiva. O compositor nasceu no dia oito de março de 1929, no município de Belo Monte, às margens do rio São Francisco, tendo migrado com sua família para São Paulo ainda na infância. No início da carreira, como compositor, ele assinava Luiz dos Santos e já em alguns álbuns musicais assinava como Luiz Saraiva. Por ser filho do maestro da banda da cidade natal, acabou se interessando logo cedo pela música. Ainda jovem, estudou cavaquinho em Santos (SP), mas foi com o sax soprano que teve total identificação. Apesar de o instrumento ser considerado pouco versátil para solo, conseguia interpretar canções que ficaram imortalizadas em pelo menos 30 LPs, quatro compactos e três CDs remasterizados. Tal capacidade lhe rendeu o título de o Rei do sax-soprano, gravando discos de samba, choro e bolero, entre outros gêneros, pelas gravadoras Continental, Copacabana, Beverly e Tropicana. O artista, numa primeira entrevista para a contratação na Rádio Clube de Santos PRB4, surpreendeu o diretor artístico Arnaldo Dias, tocando ali mesmo e chamando a atenção dos funcionários da emissora pelo seu desempenho no instrumento. Começava então uma carreira de muito sucesso, com o artista sendo contratado imediatamente pela emissora. A partir de então, Saraiva viajou por todo o Brasil e para onde ia compunha alguma música como gratidão ao lugar que visitou. Com produção de Fátima Abreu e Ronaldo César e apresentação de Narcélio Limaverde, o Brasilidade vai ao ar aos domingos, às 18h, com reprise às terças-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Segunda, 17 Setembro 2018 07:09

Qual é o Tom do Ceará?

A cantora e compositora Shirley Cordeiro é a convidada do programa Qual é o Tom do Cear?,deste sábado (15/09), às 12h25. Com repertório voltado para o rock and roll, blues, soul music e jazz, Shirley Cordeiro já apresentou diversos projetos musicais, a exemplo de especiais a Janis Joplin, Amy Winehouse, Adele, The Cramberries, Alanis Morrisette, Nirvana, The Doors, entre outros. A cantora também atuou em parceria com o músico e cantor Felipe Cazaux no projeto Forever Twenty-Seven, o qual faz tributo aos artistas que morreram aos 27 anos. Em 2016, homenageou o cantor e compositor cearense Fausto Nilo no Prêmio Delmiro Golveia, interpretando canções como “Dorothy Lamour” e “Eu também quero beijar”. Em agosto deste ano, participou do espetáculo “Lady Zeppelin”, no Theatro José de Alencar, sob idealização e direção de Adriano Azevedo, interpretando grandes sucessos da Banda Led Zeppelin. Com apresentação e produção da jornalista Ian Gomes, o Qual é o Tom do Ceará vai ao ar aos sábados, em novo horário, a partir das 12h25, durante o período de propaganda eleitoral. A reprise acontece às quartas-feiras, às 23h.

Vídeo relacionado

Segunda, 17 Setembro 2018 07:07

Abluesando

O programa Abluesando, desta sexta-feira (14/09), destaca a trajetória do cantor e guitarrista Bukka White. Nascido em 12 de dezembro de 1909 em Houston, no estado americano de Mississippi, o músico, cujo nome verdadeiro é Booker T. Washington White, iniciou a carreira tocando em casa. Influenciado pela lenda do blues Charley Patton, Bukka White realizou suas primeiras gravações em 1930, com o nome Washington White. Um dos episódios que marcou a vida do músico foi o envolvimento em uma briga, em que, para se defender, Bukka atirou contra um homem. Condenado a cumprir pena de três anos, antes de ser preso e enviado de volta para o Mississippi, ele ainda gravou um disco. Após o cárcere, o guitarrista retornou para Chicago e gravou canções que se tornaram clássicos do delta blues, um dos estilos mais antigos do gênero musical. Para o jornalista Robério Lessa, apresentador e produtor do programa, a história de Bukka White destaca-se não só na cena musical, mas também como motivação e aprendizado. "A Música liberta. E com Bukka White não foi diferente. Mesmo sendo proibido de tocar pelo seu avô, ele teve, no pai, o apoio necessário para começar com o violino. Depois saiu de casa e entrou para o universo do Blues. Foi preso, mas sua música sempre foi sua libertação. Além do seu legado musical, ele nos deixa como lição que nunca devemos abandonar nossos sonhos", comentou. O programa Abluesando é transmitido todas as sextas, a partir das 20h.

Vídeo relacionado

Página 1 de 117

Portal do Servidor

Eleições 2018

Enquete

O que você acha da campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio?

Últimas Notícias - QR Code Friendly


 

  29ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500