Fortaleza, Sexta-feira, 15 Novembro 2019

Pesquisar

Processo Virtual

Processo Virtual - VDOC

Legislação

Projetos / Cursos

Publicações

Eventos e Destaques

Disque Assembleia

Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos
Tamanho letra:
 

Histórico do MALCE

 

O "Memorial Deputado Pontes Neto" foi criado pela Portaria nº 45/97, de 21 de março de 1997, durante a presidência do Deputado Luiz Pontes na Assembleia Legislativa do Ceará. À época foi assim denominado para homenagear um dos mais destacados parlamentares cearenses, tanto no exercício de suas funções políticas, quanto profissionais e humanitárias.

A inauguração oficial do Memorial, embora não houvesse ainda um espaço físico destinado ao seu funcionamento, deu-se também em 1997, com a exposição "O Ceará em Tempo de Redemocratização: os Constituintes de 1947". Juntamente com a mostra foi lançado o livro "Cinquentenário da Carta Magna Estadual 1947-1997". Devido a um Convênio firmado entre a Assembleia Legislativa e a Secretaria de Cultura do Ceará, no ano seguinte a exposição foi levada, em caráter de longa duração, para o Arquivo Público do Estado. Lá permaneceu durante oito anos.

Em 2007, por iniciativa do então Presidente Marcos Cals, o Memorial conquistou o primeiro espaço físico especificamente destinado à sua instalação. A inauguração da sala nas dependências da Casa do Povo foi em 30 de janeiro do mesmo ano.

Após treze anos da publicação da Portaria que o criou, o Memorial se estabelece definitivamente dentro do Parlamento Cearense. A conquista deve-se à percepção acurada do Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará no biênio 2009-2010, Deputado Domingos Filho, que entendeu ter chegado o momento de qualificar o Memorial para atender às demandas da sociedade. As instalações receberam equipamentos de última geração, e o corpo técnico, capacitação profissional.

Dando continuidade às mudanças, em 2010 o Memorial adotou a sigla MALCE e reorganizou a sua equipe, assumindo novos compromissos e desafios nos quais vem trabalhando a fim de cumprir os propósitos para os quais se destina.

 

Portal do Servidor

Eventos Novembro

Enquete

Senado Federal analisa mudanças na pena de condenadas grávidas ou mães com filhos até seis anos. Você concorda?

Histórico - QR Code Friendly


 

  30ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500