Fortaleza, Terça-feira, 12 Dezembro 2017

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1 - OFICINA PORTAL MODELO

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDOS NA INTERNET

Período: 23 e 24 de outubro de 2017

Horário: 09 às 18h

Carga-horária: 16 horas/aulas.

Local: Escola Superior do Parlamento Cearense - UNIPACE. Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Anexo II, Edifício Dep. José Euclides Ferreira Gomes - 1º Andar, Sala de Multimídia (F). Rua Barbosa de Freitas, 2674. Dionísio Torres, Fortaleza/CE.  

Nº vagas: 40 (02 por Câmara de Vereadores)

Programa:

Gestão de conteúdo: conhecendo o Portal Modelo; casos de sucesso; inserir pasta e álbum de fotos; criar item de notícia no Portal; publicar vários itens; inserir página para listar os vereadores; alterar o modo de visualização da pasta; alterar o menu de navegação; criar enquete e evento no Portal; inserir links internos e externos.

Administração do Portal: criar usuários e grupos; adicionar usuários no grupo; atribuir papéis para os grupos; testar a funcionalidade do papel atribuído ao grupo de editores; integrar o Portal com o SAPL.

Customização do Portal: modificar as cores e o rodapé do Portal; alterar o logo e o banner; customizar as caixas laterais do Portal; desfazendo alterações.

Público prioritário:

1º) Servidores das áreas de comunicação social, imprensa (alimentar o portal com notícias, clipping, fotos e vídeos) com conhecimentos/habilidades em redes sociais, ou que tenham algum conhecimento de acesso/pesquisa na rede mundial de computadores – internet.

2º) Servidores da área administrativa (alimentar as pastas de documentos de transparência) com conhecimentos/habilidades em redes sociais, ou que tenham algum conhecimento de acesso/pesquisa na rede mundial de computadores – internet.

3º) Ou Servidores da área de informática, que possam desempenhar o papel de multiplicador dentro da Casa Legislativa.

 

2 - OFICINA DE SAPL

SISTEMA DE APOIO AO PROCESSO LEGISLATIVO

Período: 25 e 26 de outubro de 2017

Horário: 09 às 18h

Carga-horária: 16 horas/aulas.

Local: Escola Superior do Parlamento Cearense - UNIPACE. Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Anexo II, Edifício Dep. José Euclides Ferreira Gomes - 1º Andar, Sala de Multimídia (F). Rua Barbosa de Freitas, 2674. Dionísio Torres, Fortaleza/CE.

Nº vagas: 40 (02 por Câmara de Vereadores)

Programa:

Conhecendo o SAPL 2.5 em pleno funcionamento; consultas a casas legislativas que já o utilizam;

Inserindo dados: da Assembleia, da legislatura, das sessões legislativas; dos partidos políticos, dos tipos de comissões, do período de composição das comissões, dos cargos das comissões e da Mesa Diretora, do quorum para votações. Dos parlamentares, das comissões, das composições das Comissões Permanentes, das matérias legislativas, dos tipos de proposituras, dos tipos de documentos, dos regimes de tramitação e origem.

Autorias: criação e recebimento de proposições; tramitação de Matérias Legislativas; ordem do dia; Sessão Plenária, oradores, discursos, votação de matérias.

Trabalhando com normas jurídicas: cadastros e consultas diversas utilizando filtros; relatórios; gerenciamento de usuários.

Dúvidas, sugestões e outros questionamentos.

Público prioritário:

1º) Prioritariamente servidores da área de processo legislativo, que tenham algum conhecimento de informática;

2º) Servidores da área administrativa que tenham algum conhecimento de processo legislativo;

3º) Ou servidores da área de informática que possam desempenhar o papel de multiplicador na Casa Legislativa.

 

VANTAGENS DE SE OBTER O PORTAL MODELO E O SAPL

  • É gratuito – Os produtos Interlegis são gratuitos. Não há custos financeiros para a Casa Legislativa, ou seja, não há repasse de verba entre a Casa e o Programa Interlegis.
  • Independência - A Casa Legislativa tem total independência para definir a estrutura, conteúdo e visual do Portal Modelo, bem como total controle e acesso dos bancos de dados das matérias legislativas e normas jurídicas;
  • Vem pronto para ser personalizado - O portal da Casa Legislativa é entregue pronto para ser personalizado e receber conteúdo. O SAPL não exige quase nada para sua personalização.
  • É rápido - Após solicitar o Portal Modelo e o SAPL, a Casa recebe, em poucos dias, os dois produtos prontos para uso imediato;
  • Transparência e acessibilidade - O Portal Modelo e o SAPL possibilitam atender às exigências da Lei da Transparência, Lei de Acesso à Informação e ao Marco Civil da Internet, assim como a Lei de Acessibilidade.
  • É fácil de usar - A personalização e à inclusão do conteúdo no site são muito simples e podem ser feitas por qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos avançados. Da mesma forma, qualquer pessoa do processo legislativo, mesmo não sendo da área de informática, poderá com facilidade inserir os dados neste sistema. A Casa só precisa de um computador com acesso à Internet e uma pessoa com disponibilidade para ser treinada que ficará responsável pela personalização, atualização e coordenação das atividades do Portal e do SAPL.

 

Informações:

(61) 3303.3221/ (85) 3257.7871

Inscrições:

Portal Modelo e SAPL: http://www.interlegis.leg.br/institucional/eventos/oficinas-interlegis-de-portal-modelo-e-sapl-em-fortaleza-ce

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