Fortaleza, Quarta-feira, 22 Maio 2019

Quinta, 06 Março 2014 12:07

Rachel Marques destaca ações do Governo Federal no Ceará

Dep. Rachel Marques (PT) Dep. Rachel Marques (PT) Foto: Máximo Moura
A deputada Rachel Marques, líder do PT, durante pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (06/03), rebateu as criticas feitas anteriormente pelo deputado Fernando Hugo (SDD) ao Governo Federal, em especial à Petrobras, pelos baixos investimentos realizados no Ceará. Rachel explicou que a usina de biodiesel da Petrobras, em Quixadá, considerada um “elefante branco” pelo parlamentar, produz 120 milhões de litros de combustível por ano, movimentando mais de 5 mil carretas, que agregam movimento à economia local nos hotéis, restaurantes e lanchonetes.

A parlamentar informou que “são mais de 200 empregos diretos, com salários médios de R$ 3 mil. Todo quixadaense gosta dessa usina, e é lamentável que um parlamentar diga que se trata de um elefante branco. Não há ainda produção suficiente de vegetais para garantir o funcionamento da usina, por isso são compradas oleoginosas de outras regiões. Mas quem produz tem toda a produção adquirida pela Petrobras. São três usinas de biodiesel em todo o Brasil e uma está em Quixadá”, salientou.

Com relação à refinaria Premium do Ceará, “antiga reivindicação do Estado”, Rachel explicou que o empreendimento já saiu da carteira de projetos em análises e está na carteira de projetos em licitação da Petrobras. “É lamentável, há gente que fica trabalhando no pessimismo” disse.

A petista destacou ainda as parcerias entre o Governo do Estado e o Governo Federal viabilizando importantes ações, sobretudo na saúde.“Na área de saúde tem havido uma parceria muito importante, com a construção de UPAs, policlínicas, Samu e hospitais regionais. Na última sexta-feira foi inaugurada uma Unidade de Pronto Atendimento em Quixadá. Foram investidos R$ 3 milhões, com a manutenção de R$ 340 mil mensais, sendo 50% do custo pago pelo Governo Federal, 25% pelo Governo do Estado e o município com 25% das despesas de manutenção.

Em aparte, o deputado Camilo Santana (PT) disse que ninguém melhor que o governador Cid Gomes para falar da parceria entre Estado e Governo Federal. “Nunca na história do Ceará houve tantos investimentos federais, como o Eixão das Águas, estação de água de R$ 170 milhões para Fortaleza, adutoras construídas, cinturão das águas, com mais R$ 1,2 bilhão de recursos do Governo Federal. Falar que não tem investimento é não falar do que está acontecendo”, pontuou.

Além desses investimentos, Camilo citou ainda escolas profissionalizantes, UPAs, VLT, linha sul do Metrofor “Ou estou vivendo em outro estado ou então não sei que críticas são essas. A refinaria foi também promessa dos tucanos. Mas é esse Governo que está tornando realidade. A transposição todos os governos prometeram, mas é esse que está construindo o canal”, acentuou o deputado.
JS/CG

Lido 585 vezes Última modificação em Quinta, 06 Março 2014 14:26

Ideia Certa

Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2016 houve 34.850 mortes no trânsito no Brasil. Desse total, 1/3 das vítimas eram motociclistas. Qual a melhor forma de enfrentar esse problema?

Rachel Marques destaca ações do Governo Federal no Ceará - QR Code Friendly