Fortaleza, Sexta-feira, 15 Novembro 2019

Quarta, 12 Junho 2019 12:32

Marcos Sobreira convida para audiência sobre piscicultura

Dep. Marcos Sobreira ( PDT ) Dep. Marcos Sobreira ( PDT ) foto: Junior Pio
O deputado Marcos Sobreira (PDT) convidou a população, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (12/06), para a audiência pública que discutirá a problemática da piscicultura no Castanhão, marcada para esta tarde pela Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa.

De acordo com o parlamentar, o baixo volume hídrico no açude Castanhão vem prejudicando a produção de tilápia na região, atividade que sustenta cerca de centenas de famílias.  “Chegamos a ser o segundo produtor de tilápia do Brasil, mas, pela condição hídrica que enfrentamos, estamos na 20ª posição. Nós do centro sul, que, além da tilápia, cultivamos o curimatã, estamos sofrendo muito com a situação e, como deputados, temos o dever de tentar amenizá-la”, declarou.

Para Marcos Sobreira, além de contar com a criatividade e tecnologia para esses momentos de crise, o Governo Federal deve ter um olhar especial para esses pescadores. “Existe a criação em tanques escavados no solo, mas o custo é três vezes superior ao das gaiolas, que é o método mais utilizado. A questão é que esses pescadores contraíram dívidas junto aos bancos para investir na produção. Creio que o Governo Federal poderia encontrar uma forma de postergar ou perdoar essa dívida”, avaliou.

Em aparte, o deputado Nelinho (PSDB), responsável pelo debate, afirmou que o objetivo da audiência é reunir prefeitos, vereadores, secretários e piscicultores. “Não é a primeira vez que isso acontece, mas, somente esse ano, perdemos 1.694 toneladas de peixe, portanto, precisamos pensar uma solução imediata para esse problema”, definiu.

O deputado Osmar Baquit (PDT) lamentou a situação e disse que é preciso desenvolver uma parceria com o Governo Federal para que  as famílias não fiquem sem sustento nas épocas de baixo volume.

LA/AT

Eventos Novembro

Senado Federal analisa mudanças na pena de condenadas grávidas ou mães com filhos até seis anos. Você concorda?

Marcos Sobreira convida para audiência sobre piscicultura - QR Code Friendly