Fortaleza, Quinta-feira, 03 Dezembro 2020

Combate COVID-19

Audic Mota destaca ações do mandato parlamentar - QR Code Friendly
Quinta, 22 Outubro 2020 12:30

Audic Mota destaca ações do mandato parlamentar

Deputado Audic Mota Deputado Audic Mota Foto: Paulo Rocha
O deputado Audic Mota (PSB) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (22/10), realizada pelo sistema remoto e presencial, ações de seu mandato.

O parlamentar explicou que protocolou um projeto de lei para a criação do Banco Comunitário de Cadeiras de Rodas, uma demanda que recebeu de associações e portadores de deficiência. Adiantou ainda que fez um requerimento à Comissão de Educação da AL para que seja realizada uma audiência pública sobre a liberação de precatórios. Também solicitou audiência pública para tratar da oferta de água por meio de carros-pipa e da situação dos mananciais usados para o fornecimento dessa água.

Audic Mota comentou ainda sobre as aglomerações causadas por campanhas eleitorais, que possivelmente estariam causando aumento do número de casos de infecção pela Covid-19.

O parlamentar destacou a situação da região dos Inhamuns. Segundo Audic Mota, o Ministério Público do Ceará fez uma série de recomendações para prevenir contaminação pelo novo coronavírus nas campanhas, mas muitas estariam sendo ignoradas. Ele citou Tauá como um dos municípios com aumento do número de casos, sofrendo restrições e impedindo o avanço de retomada de alguns setores.

O deputado também questionou as contratações de teste da Covid-19 sem licitação e enfatizou que o valor dos testes comprados hoje continua tão alto quanto no auge da pandemia. “Hoje sabemos que as farmácias já têm esses testes à disposição, laboratórios têm os testes com preços muito diferenciados”, pontuou.

O parlamentar comentou ainda sobre as pesquisas eleitorais encomendadas e questionou a veracidade dos dados de algumas delas. Segundo ele, há institutos de outros estados que fazem pesquisa por telefone e afirmou que houve um caso em que antes da pesquisa ser realizada formalmente, já estavam sendo vazados supostos resultados.

Em aparte, a deputada Fernanda Pessoa (PSDB) ressaltou que tem havido aglomerações em todo o Estado e que isso causa preocupação. Ela pediu que o Governo do Estado tome providências contra essas aglomerações e carreatas, para evitar novos casos e mais mortes.

O deputado Lucílvio Girão também comentou sobre os testes para a Covid-19 no Brasil e defendeu que uma vacina não seja obrigatória. Esclareceu as etapas necessárias para que seja fabricada uma vacina segura e ressaltou que considera preocupante que os testes sejam feitos em poucos meses.

O deputado Renato Roseno (Psol) destacou que as pesquisas eleitorais acabam sendo usadas como uma forma de propaganda. Considerou que as pesquisas divulgadas em 2012 prejudicaram o deputado Heitor Férrer (SD), candidato a prefeito de Fortaleza naquele ano.
JM/AT/LF

Lido 149 vezes Última modificação em Quinta, 22 Outubro 2020 20:00

Protocolo Digital

O desemprego no Brasil atingiu taxa recorde de 14,6% no trimestre encerrado em setembro, afetando 14,1 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua). A que você atribui isso?