Fortaleza, Terça-feira, 25 Setembro 2018

Pesquisar

Processo Virtual

Processo Virtual - VDOC

Legislação

Projetos / Cursos

Publicações

Eventos e Destaques

Disque Assembleia

Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Tamanho letra:

 Memorial (MALCE)

Assembleia em sua primeira legislatura.

 

 

O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto - MALCE está instalado numa área de 360m² nas dependências da Casa do Povo. Conta com uma exposição de longa duração que relata as mudanças ocorridas no Brasil e seus desdobramentos, a partir da chegada da corte portuguesa ao país, em 1808. A data foi um marco nas transformações que levaram o Brasil a se constituir como nação. A ênfase da exposição relaciona-se à trajetória do Poder Legislativo cearense desde a criação dos Conselhos Provinciais, em 1835, até a atualidade.

O MALCE conta também com uma reserva técnica com cerca de duas mil peças, entre objetos, documentos e fotografias, além de duas salas de apoio para o corpo técnico. 

O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto foi criado pela LEI nº 12.716 de 04 de setembro de 1997 (D.O. 17/09/97). A época foi assim denominado para reverenciar um dos mais ilustres parlamentares cearenses, tanto no exercício de suas funções políticas quanto profissionais e humanitárias. Para operacionalizá-lo foi instituído um Grupo de Trabalho – GTMA (Portaria nº 45 de 21 de março de 1997, inicialmente composto por 6 membros. O MALCE tem a missão de desenvolver ações de preservação, interpretação e promoção do patrimônio cultural do Ceará, contribuindo para a produção de conhecimento e valorização da identidade coletiva do povo cearense.

AS VISITAS

A maneira mais fácil de você chegar ao Malce é entrando pelo Edifício Senador César Cals, cuja recepção fica na Rua Barbosa de Freitas. Ao entrar no hall, do seu lado direito, você vai encontrar uma porta de vidro, com sensor de presença. Pronto, é lá o Memorial.

O Malce está aberto de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 12:30 , e das 14:00 às 17:00 horas. Para grupos, é necessário fazer agendamento através dos telefones: (085) 3277-3700 e (085) 3277-3707, ou pelo nosso site www.al.ce.gov.br.

As visitas destinadas às escolas públicas e privadas acontecem às terças, quartas e quintas-feiras pela manhã, e às terças e quintas-feiras à tarde.

As segundas e sextas-feiras, os dois expedientes são dedicados à visitação de outros tipos de público: Terceira Idade, associações de bairros, associações culturais, instituições públicas, sindicatos, pessoas com necessidades especiais, entre outros.

Para este último, o Malce dispõe de parte da exposição de longa duração em Braille e em Libras, além de maquetes táteis para os deficientes visuais, que em breve, contarão também com audiodescrição.

Então, o que você está esperando? Agende uma visita e conheça um pouco mais sobre as memórias e a História do Ceará.

 

Funcionamento: 2ª a 6ª feira

 

 

Contatos:

Telefone: (85) 3277-3727

Osmar Diógenes - Presidente

Telefone: (85)98805-1108

Marinez Alves - Curadora

Telefone: (85) 99986-5278

E-mail: memorial @al.ce.gov

 

Legislação:

 

   

   Voltar...

Portal do Servidor

Eleições 2018

Enquete

O que você acha da campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio?

Página Principal - QR Code Friendly


 

  29ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500