Tamanho letra:
 

Projetos em Curso no MALCE

 
1. Projeto "Museu: Política, História e Memória"

1.1. "Cadernos Tramas da Memória"

Publicação de artigos e entrevistas com especialistas, estudiosos e gestores, entre outros profissionais, que pensam e debatem teorias e experiências museológicas, arquivistas e colecionais.

1.2. "Imagem, História e Sensibilidade"

Produção de material impresso e de mídia virtual composto de textos e imagens (fotografias, cartões-postais, gravuras, pinturas charges, plantas e mapas cartográficos) direcionados aos professores de história da rede pública de ensino do Estado, tendo como finalidade ampliar as possibilidades didático-pedagógicas destes profissionais no âmbito do ensino de História do Brasil, História do Ceará, e na esfera da compreensão das representações da cidade de Fortaleza.

 

2. Projeto "O Parlamento e sua História"

O Projeto se destina aos alunos das escolas públicas e privadas do Estado do Ceará. Através de atendimento monitorado às visitas programadas, os jovens conhecem de perto a história do Parlamento Cearense e despertam o interesse pela educação política. A visitação amplia também a compreensão da importância dos poderes constituídos, com ênfase no Poder Legislativo.
Na oportunidade, os alunos fazem atividades no Auditório Murilo Aguiar e ainda visitam o Plenário 13 de Maio, a FM Assembleia, a Biblioteca e o Espaço do Povo.
Em 2011, o Projeto contemplou 3.021 alunos e 73 instituições de ensino público e privado do Ceará nos níveis fundamental, médio, superior e profissionalizante.

3. MALCE na TV

Em 2012, o MALCE inaugura a sua participação na grade de programação da TV Assembleia. Ao longo do ano o planejamento inclui cinco programas e mais o Especial sobre a história da Assembleia Legislativa do Ceará, desde a criação dos Conselhos Provinciais, no início do século XIX, até os dias atuais. Os demais programas falarão sobre a história do cotidiano e as sensibilidades, por meio dos arquivos pessoais (diários íntimos, cartas de amor etc), através dos quais também se dialoga com o passado e se constitui uma memória.