Fortaleza, Sexta-feira, 18 Outubro 2019

Quarta, 22 Mai 2019 04:41

Deputados articulam manutenção do Sine/IDT

O fechamento de unidades do Sistema Nacional de Emprego-Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) no interior do Ceará tem motivado reações dos deputados estaduais. Parlamentares tem articulado ações na tentativa de manter as unidades abertas. Ontem, o deputado Agenor Neto (MDB) apresentou requerimento para destinar verbas de emendas de plenário ao orçamento do Sine/IDT. O parlamentar ressaltou que o Governo do Ceará renovou o contrato para o funcionamento do Sine, porém os recursos do Estado não são suficientes e 14 unidades serão fechadas no interior do Estado. “Entrei com esse requerimento na Casa para que os parlamentares que quiserem, destinem parte de suas emendas parlamentares para complementar a verba do Sine/IDT”, assinalou. Agenor Neto enfatizou que com a ajuda de deputados estaduais e também federais, as agências conseguiriam subsistir. “Cada amigo que quiser assinar este requerimento, se compromete a destinar parte da verba para o não fechamento dessas unidades. Já temos algumas assinaturas e agradeço a todos que estão apoiando o povo”, disse. Para o deputado, o Sine é de grande importância para o crescimento das regiões cearenses. “É geração de emprego e crescimento do povo. No interior do Estado, jovens que terminam escolas profissionalizantes dependem desse instituto para o primeiro emprego, por exemplo”, apontou. O parlamentar destacou ainda que em reunião com representantes do Sine, deputados estaduais e Governo do Estado, a proposta foi apresentada e recebeu apoio. “Muitos querem evitar o fechamento dessas 14 unidades e peço também a ajuda dos deputados federais que têm emenda parlamentar maior que os estaduais e, podem destinar mais verba ainda”, sugeriu. Sobre o tema, os deputados Audic Mota (PSB), Sérgio Aguiar (PDT), Nelinho (PSDB), Elmano Freitas (PT) e Lucílvio Girão (PP) parabenizaram a iniciativa do deputado Agenor Neto e ressaltaram a importância de garantir a manutenção das unidades do Sine/IDT no Estado. Retrocesso O deputado Heitor Férrer (SD) foi outro que lamentou o anúncio de fechamento de 14 unidades do Sine/IDT em diversos municípios do interior do Estado. Em pronunciamento, ontem, no plenário da AL, o parlamentar afirmou que o fechamento é um sinal de retrocesso e falência dos governos atuais. De acordo com Heitor Férrer, os municípios que perderão suas agências do Sine “ficarão mais pobres”. “Perderam os órgãos responsáveis pela intermediação entre empregador e candidato, em uma época em que há perdas de postos de trabalho frequentes e a economia nacional não deslancha”, avaliou. O Ceará, assim, passará a ter, de 32 unidades do Sine espalhadas pelo Estado, apenas 18. Entre os municípios que serão afetados pela medida estão: Barbalha, Baturité, Camocim, Canindé, Cascavel, Crato, Maranguape, Morada Nova, Russas, Tauá, Ubajara, Pacatuba, entre outros. Prefeitura Já o deputado Salmito (PDT) comunicou que esteve reunido com o prefeito de Ubajara, Rene de Almeida Vasconcelos, que se comprometeu a manter os custos para que a unidade do Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) permaneça funcionando no município. Segundo o parlamentar, existe uma unidade em Tianguá que não será fechada e continuaria atendendo toda a população da região, mas o prefeito de Ubajara se prontificou a manter a unidade da cidade. “Acredito que vamos conseguir essa mediação com os secretários do Governo do Estado para que o funcionamento da unidade continue e não penalize a população com a falta desse serviço tão importante”, declarou.

Eventos Outubro

Câmara dos Deputados pode votar esta semana projeto que amplia permissão para porte de armas. Você é a favor?

Deputados articulam manutenção do Sine/IDT - QR Code Friendly