Fortaleza, Sexta-feira, 27 Abril 2018

Pesquisar

Proc. Virtual / BELT

Projetos / Cursos

Publicações

Eventos e Destaques

Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Tamanho letra:

 RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

A Escola Superior do Parlamento Cearense - Unipace e o Instituto do Legislativo Brasileiro - ILB estabeleceram parceria com o intuito de capacitar, modernizar e fortalecer o Poder Legislativo por meio de cursos a distância.

O Instituto Legislativo Brasileiro é um órgão do Senado Federal, fundado em 1997, com a missão de formar, treinar, capacitar recursos humanos e aperfeiçoar a formação dos profissionais do Legislativo.

O ILB executa a política de capacitação do Senado Federal e o Programa de Integração e Modernização do Poder Legislativo (Interlegis), também criado em 1997.

Principais resultados da parceria:

- Reserva de vagas para servidores da Assembleia Legislativa do Ceará em cursos a distância com tutoria, oferecidos pelo ILB;
- Formação de um corpo de tutores da Unipace;
- Oferta de cursos exclusivos para servidores da Assembleia Legislativa do Ceará, através da Plataforma Saberes, com tutoria da Unipace;
- Colaboração mútua, entre Unipace e ILB, para cessão de conteúdos de cursos;
- Indicativo de estudo para criação de ambiente virtual da Unipace para EAD.

Acesse o Portal ILB:

https://saberes.senado.leg.br/

Universidade Aberta do Brasil (UAB)

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior a distância para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) Polo Fortaleza é sediada na Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) desde julho de 2017. Estabeleceu-se através do convênio entre a Secretaria Municipal da Educação (SME) e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, que promoveram acordo de cooperação técnica entre a SME e a UNIPACE com a finalidade de unir esforços para a implantação de ações conjuntas que asseguram a realização e a instalação do Polo UAB Fortaleza cujo órgão mantenedor é a SME, através da cessão de salas na UNIPACE. O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

Atualmente, o Polo UAB Fortaleza tem em andamento o curso de Bacharelado em Administração Pública, cuja forma de ingresso foi via ENEM nos anos de 2011.1 e 2012.1. Para o semestre 2017.2 temos a perspectiva de receber os cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em História e Licenciatura em Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O ingresso dos cursos da UECE é via vestibular específico, no qual 50% das vagas são destinadas a professores das redes públicas que atuam no município-polo, desde que comprovem vínculo com a rede pública do município-polo e estejam no exercício da docência e 50% para demanda social, destinadas ao público em geral, desde que tenha concluído o ensino médio.

Links importantes:

Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm

Página do curso de Bacharelado em Administração Pública:

http://www.ead.virtual.ufc.br/index.php/administracao-publica

Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL)

A Escola Superior do Parlamento Cearense - Unipace é associada da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e atualmente ocupa a Direção Regional Nordeste da ABEL, representada por sua diretora Maria Dione Soares Félix.

Acesse o Portal ABEL:

http://www.portalabel.org.br/

Portal do Servidor

Comitê / Frente

Enquete

A Constituição de 1988 assegurou a demarcação de terras e direitos básicos, como saúde e educação dos povos indígenas. Essas garantiras têm sido confirmadas?

Relações Institucionais - QR Code Friendly


 

  29ª Legislatura - Assembléia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500