Fortaleza, Sexta-feira, 19 Janeiro 2018

Processo virtual

Últimas Notícias
 As novas tecnologias, embora facilitem a comunicação e diminuam a burocracia de atividades cotidianas, também trazem novas dependências - como o vício em celular - e medos irracionais, como a nomofobia, que se caracteriza pela fobia de ficar sem celular.  Para tratar sobre o problema, foi instituída por lei a Campanha permanente de orientação, conscientização, prevenção e combate à nomofobia no Ceará.
As unidades escolares da rede privada de ensino do Estado do Ceará que possuam Sistema de Tempo Integral (STI) devem, obrigatoriamente, apresentar acompanhamento profissional de nutricionista. É o que determina a Lei n° 16.403 de 17 de novembro de 2017, sancionada pelo governador Camilo Santana, que proposta pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB).
As comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará que atuam em temas relacionados à educação - de Educação e a de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - realizaram diversas atividades durante o ano de 2017.
O Núcleo de Documentários da TV Assembleia (canal 31.1 ou 61.3 digital) está finalizando o quinto episódio do programa "Morar Dias", que vai ao ar no sábado, dia 27/01. O objetivo da série é retratar a arquitetura e a arte de viver bem por muitos anos em uma mesma residência.
A instituição de um programa de prevenção e combate à depressão em crianças e adolescentes no Ceará foi proposta na Assembleia Legislativa por meio de um projeto de indicação de autoria do deputado Antônio Granja (PDT). A matéria encontra-se na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT) da Casa, e deverá ser apreciada pelo colegiado após o retorno das atividades legislativas.
O serviço integrado de atendimento ao cidadão - Vapt Vupt - pode ser ampliado no Ceará, com a criação de uma unidade para cada Regional do município de Fortaleza, e em municípios do interior do Estado com mais de 70 mil habitantes. A proposta é do deputado Ferreira Aragão (PDT).
Com a finalidade de mobilizar o Poder Público,  conscientizar e informar a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes Aegypti, o Governo do Estado sancionou projeto de autoria da deputada Dra. Silvana (PMDB) que institui o Dia Estadual de Mobilização contra a Dengue, Chikungunya e a Zika.
O Cerimonial da Assembleia Legislativa teve uma intensa atuação em 2017 com a organização dos eventos da Casa. Foram 149 atividades coordenadas pelo setor, conforme  informa a coordenadora  Teresa Borges.
O Projeto Alcance, coordenado pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e mantido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, está com inscrições abertas até 23 de janeiro. O projeto oferece curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos estudantes da rede pública que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio. As aulas têm início no dia 17 de fevereiro.
O período de férias escolares além do entretenimento de pais e filhos é também o momento de realizar tarefas que nem sempre são possíveis durante o ano letivo. Em todos os anos, esta é a época de maior movimentação na Casa do Cidadão, localizada na Assembleia Legislativa, com o aumento expressivo de pessoas que buscam o serviço para retirada de registro civil e CPF.

Comitê / Frente

Você acredita nas previsões dos profetas da chuva, que anunciam uma boa quadra chuvosa para o Ceará em 2018?