Fortaleza, Quinta-feira, 18 Janeiro 2018

Processo virtual

Últimas Notícias
A instituição de um programa de prevenção e combate à depressão em crianças e adolescentes no Ceará foi proposta na Assembleia Legislativa por meio de um projeto de indicação de autoria do deputado Antônio Granja (PDT). A matéria encontra-se na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT) da Casa, e deverá ser apreciada pelo colegiado após o retorno das atividades legislativas.
O serviço integrado de atendimento ao cidadão - Vapt Vupt - pode ser ampliado no Ceará, com a criação de uma unidade para cada Regional do município de Fortaleza, e em municípios do interior do Estado com mais de 70 mil habitantes. A proposta é do deputado Ferreira Aragão (PDT).
Com a finalidade de mobilizar o Poder Público,  conscientizar e informar a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes Aegypti, o Governo do Estado sancionou projeto de autoria da deputada Dra. Silvana (PMDB) que institui o Dia Estadual de Mobilização contra a Dengue, Chikungunya e a Zika.
O Cerimonial da Assembleia Legislativa teve uma intensa atuação em 2017 com a organização dos eventos da Casa. Foram 149 atividades coordenadas pelo setor, conforme  informa a coordenadora  Teresa Borges.
O Projeto Alcance, coordenado pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e mantido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, está com inscrições abertas até 23 de janeiro. O projeto oferece curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos estudantes da rede pública que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio. As aulas têm início no dia 17 de fevereiro.
O período de férias escolares além do entretenimento de pais e filhos é também o momento de realizar tarefas que nem sempre são possíveis durante o ano letivo. Em todos os anos, esta é a época de maior movimentação na Casa do Cidadão, localizada na Assembleia Legislativa, com o aumento expressivo de pessoas que buscam o serviço para retirada de registro civil e CPF.
A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) ganhará nova sede este ano. A informação é do presidente da entidade, Luis Edson. Segundo ele,  objetivo é dar mais suporte aos projetos da entidade, que cresceram significativamente nos últimos anos. "Com quase o dobro do espaço atual, a instituição terá espaços mais amplos e confortáveis para atender os servidores", acrescenta o dirigente.
Os cearenses foram surpreendidos, ainda no mês de dezembro, com chuvas em vários municípios. Algumas delas, com granizo, como o ocorrido em Santana do Cariri, resultado de fenômeno climatológico. Previsões feitas pelos chamados profetas da chuva apontam o incremento do período chuvoso em março, enquanto a Funceme ainda não deu seu prognóstico oficial sobre a quadra chuvosa.
Acidentes de Trânsito em rodovias federais que passam pelo Ceará apresentaram queda de quase 20% em 2017, em relação ao ano de 2016. A informação consta de balanço anual  divulgado em janeiro pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O Núcleo de Documentários da TV Assembleia do Ceará (canal 31.1 e 61.3 digital) lançou, em 2017, 15 novos produtos na programação da emissora. Entre eles, a série de quatro programas do Repórter Assembleia sobre sustentabilidade e iniciativas marcantes no Ceará nas áreas de energias renováveis, preservação da água, cuidados com os resíduos sólidos e a  permacultura.

Comitê / Frente

Você acredita nas previsões dos profetas da chuva, que anunciam uma boa quadra chuvosa para o Ceará em 2018?