Fortaleza, Segunda-feira, 20 Maio 2019

Quarta, 17 Maio 2017 10:37

PEC que extingue Tribunal de Contas dos Municípios inicia tramitação na AL

Leitura do expediente na sessão plenária desta terça-feira Leitura do expediente na sessão plenária desta terça-feira Foto: Máximo Moura
 Com a leitura do expediente na sessão plenária desta terça-feira (17/05), começaram a tramitar na Assembleia Legislativa uma proposta de emenda à Constituição (PEC), uma mensagem do Executivo, além de três projetos de autoria de parlamentares, sendo dois de lei e um de indicação.

A PEC nº 07/17, do deputado Heitor Férrer (PSB), propõe a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Na justificativa, o autor defende “ser plenamente possível a absorção integral das atribuições (do TCM) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).” Além disso, o texto preserva os servidores efetivos, auditores e procuradores da instituição.

A mensagem nº 8.133/17, que acompanha o projeto de lei nº 48/17, institui o Programa Avance – Bolsa Universitário para apoiar os alunos que concluíram o ensino médio da rede pública estadual de ensino e ingressaram em instituições de ensino superior.

O projeto de lei nº 120/17, do deputado Carlos Matos (PSDB), altera dispositivos da Lei nº 11.300, de março de 1987, corrigindo texto sobre o nome do distrito de Queimadas.

O nº 121/17, do deputado Walter Cavalcante (PP), considera de utilidade pública o Instituto Educacional São Francisco de Assis (IESFA), com sede no município de Sobral.

Já o projeto de indicação nº 62/17, da deputada Mirian Sobreira (PDT), dispõe sobre a fixação de cartazes em ônibus de transporte coletivo municipal e intermunicipal contendo o telefone da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

Também foi lido ofício do Gabinete da Presidência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) com o relatório de atividades do 1º trimestre de 2017.

Depois da leitura no Plenário, as matérias seguem para análise da Procuradoria da AL. Em seguida, para as comissões técnicas da Casa. Se aprovadas, serão encaminhadas para votação em Plenário. No caso do projeto de indicação, por se tratar de sugestão, cabe ao Governo, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para apreciação da Casa.

RG/GS

Lido 1422 vezes Última modificação em Quinta, 18 Maio 2017 14:38

Ideia Certa

Você concorda com o corte de verbas para escolas técnicas e universidades federais?

Sim, pois a economia do País passa por dificuldades e o contingenciamento dos recursos ocorre em todas as pastas - 23%
Não. Educação deve ser prioridade e a decisão pode comprometer a formação profissional, o desenvolvimento da pesquisa e da ciência - 77%
A votação para esta enquete foi encerrada em: %20 %b %2019 - %10:%Mai
PEC que extingue Tribunal de Contas dos Municípios inicia tramitação na AL - QR Code Friendly