Fortaleza, Terça-feira, 21 Maio 2019

Sexta, 10 Novembro 2017 22:10

Comitê pela Prevenção de Homicídios apresenta dados sobre mortes em Horizonte

Deputado Renato Roseno em reunião com secretariado de Horizonte Deputado Renato Roseno em reunião com secretariado de Horizonte Lorena Alves/Divulgação
O relator do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA), deputado Renato Roseno (Psol) reuniu-se, na tarde desta sexta-feira (10/11), com o secretariado da Prefeitura Municipal de Horizonte. No encontro, o parlamentar apresentou os dados referentes ao Município que constam no relatório Cada Vida Importa, resultado de pesquisa de campo realizada pelo Comitê no ano passado.

Roseno reforçou a importância de se conhecer “a trajetória pregressa desses adolescentes para impedir que essas mortes ocorram”. Ele também lembrou que 67% dos meninos assassinados em Horizonte eram filhos de mães adolescentes.

A primeira-dama do Município e secretária da Cultura e Juventude, Vânia Dutra, reconheceu a relevância da pauta e se comprometeu em dar continuidade às ações que já foram iniciadas pela gestão municipal com foco na prevenção de homicídios na juventude. O deputado Renato Roseno colocou a equipe do Comitê à disposição do governo local para explorar, de maneira mais detalhada, os microdados da pesquisa Cada Vida Importa relativas à Horizonte.

Na avaliação do coordenador da equipe técnica do CCPHA, Thiago de Holanda, deve haver uma atenção especial às famílias que foram vítimas de homicídios ou tentativa de assassinato. Segundo o sociólogo, é possível prevenir que novas mortes ocorram na mesma residência, identificando os “sinais de alerta”, como ameaças de morte.

A reunião integra a agenda de mobilização com os gestores municipais para apresentar as 12 recomendações, baseadas em evidências de vulnerabilidades, para prevenir homicídios na adolescência. Dez das 12 recomendações estão diretamente relacionadas às competências das prefeituras, como a busca ativa aos estudantes que abandonaram a escola e a qualificação urbana dos territórios urbanos mais vulneráveis.

Também participaram da reunião a vice-prefeita Kátia Maia, o chefe de gabinete da Prefeitura, João Tiago, e os secretários da Educação, Reginaldo Cavalcante, da Assistência Social, Shirley Braga, do Desenvolvimento Econômico, Vera Nogueira, da Agricultura, Sylvana Santana e da Segurança, Daniel Xavier, além da coordenadora de Políticas Antidrogas, Andreia Monteiro, e da ouvidora do Município, Florilda Martins.

Da Redação/Com Assessoria

Ideia Certa

Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2016 houve 34.850 mortes no trânsito no Brasil. Desse total, 1/3 das vítimas eram motociclistas. Qual a melhor forma de enfrentar esse problema?

Comitê pela Prevenção de Homicídios apresenta dados sobre mortes em Horizonte - QR Code Friendly