Fortaleza, Domingo, 22 Julho 2018

Quinta, 07 Dezembro 2017 20:45

Médico Luiz Gonzaga Porto recebe medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio José Leomar
O cirurgião e oncologista Luiz Gonzaga Porto Pinheiro foi agraciado com a Medalha Dr. Paulo Marcelo Martins Rodrigues na noite desta quinta-feira (07/12), em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. O evento atendeu requerimento do deputado Fernando Hugo (PP), subscrito pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB).

Fernando Hugo lembrou da convivência com Luiz Porto e justificou a importância da homenagem. “É tempo e hora de homenagear o doutor Luiz Gonzaga Porto Pinheiro. Amigo, mestre, médico e cidadão, que fez e faz escola, não somente para realizar cirurgias com arte e definir tratamentos com a soberania do conhecimento que tem. Mas principalmente porque, ao envelhecer, mais se aprofunda em ensinar, curar e atender”.

O deputado destacou ainda a relevância da comenda, criada pela Casa Legislativa em 1995, por iniciativa de seu mandato. O médico Luiz Porto foi a primeira personalidade a receber a medalha. “Paulo Marcelo é patrimônio da medicina brasileira e exemplar figura da medicina cearense. Não poderia ter tido felicidade maior em criar essa medalha nomeando-a com seu nome. É um dos orgulhos da minha vida parlamentar”, enfatizou Fernando Hugo.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) destacou o trabalho de Luiz Porto à frente do Hospital do Câncer e na coordenação do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon), da Universidade Federal do Ceará (UFC). “O professor sonhava com um hospital que virasse uma referência no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Junto com o doutor Haroldo Juaçaba, pensou em toda aquela estrutura. Com certeza, sem o seu compromisso, o hospital não teria chegado à dimensão do que é hoje. A história da oncologia do Ceará passa pelo doutor Porto”.

O deputado Heitor Férrer (PSB) afirmou que o homenageado é referência para todos os médicos. “Sua mansidão, trato e maneira como se dirige às pessoas são invejáveis. É um exemplo para todos nós. Com toda a sabedoria que têm na medicina e cultura, algumas pessoas se arvoram de certa petulância. Mas com doutor Porto é o contrário. A cada momento que age, suaviza o sofrimento das pessoas”.

Luiz Porto recordou sua convivência com o médico Paulo Marcelo e agradeceu a honraria. “Recebo este galardão com humildade e o divido com minha família, meus amigos, meus colegas e até pacientes. Agradeço a todos aqueles que de alguma maneira contribuíram para esse reconhecimento, como os companheiros do Geoon, que fazem parte da luta para melhorar o atendimento ao câncer de mama no Ceara”.

Representando o governador Camilo Santana, a secretária adjunta da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Isabel Cristina Cavalcanti Carlos, ressaltou que a solenidade proporcionou uma dupla homenagem. “Quem conheceu Paulo Marcelo sabe da importância dele para a saúde do Ceará. E de doutor Porto, esse grande homem que não é só médico, mas um cidadão cearense que se preocupa com a saúde das pessoas, em especial da mulher”.

Também participaram da solenidade o Dr. Francisco Alequy de Vasconcelos Filho, representando o Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec); o ex-reitor da UFC, Renê Barreira; o ex-reitor do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFCE), Cláudio Ricardo Gomes de Lima; e o governador do Lions Clube do Ceará, Carlos Antonio Martins Bezerra.

LF/PN

Eleições 2018

Você acha que o período de férias de julho tem impacto positivo na economia cearense?

Médico Luiz Gonzaga Porto recebe medalha Paulo Marcelo Martins Rodrigues - QR Code Friendly

29ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos: