Fortaleza, Quinta-feira, 26 Abril 2018

Quarta, 10 Janeiro 2018 11:14

Comissão de Recursos Hídricos aponta programas criados em 2017 Destaque

Perfuração de poços Perfuração de poços foto: Divulgação
A Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa realizou, em 2017, dez reuniões ordinárias, uma extraordinária, oito audiências públicas e dois seminários. Além dessas atividades, o colegiado promoveu visitas e criou programas que, conforme o presidente da comissão, deputado Carlos Matos (PSDB), irão beneficiar muito as populações atingidas pela seca no próximo ano.

Entre estes programas, o parlamentar destacou o Poços de Produção. A iniciativa é encabeçada pela própria Assembleia Legislativa, sendo, conforme Carlos Matos, o maior programa de perfuração de poços do Estado.  De acordo com o parlamentar, seis mil poços deverão ser perfurados em diversas regiões do Ceará.

Outros programas criados foram o SOS Jaguaribe e SOS Acaraú, com o objetivo de debater questões hídricas específicas de cada região, além da criação da Comissão Especial para Acompanhar e Monitorar o Acompanhamento das Obras de Transposição do Rio São Francisco.

O parlamentar destaca, entre as audiências, os debates sobre a questão da erosão nas praias e revitalização do litoral cearense. Carlos Matos informa que o colegiado criou um grupo de estudo específicopara analisar e propor soluções para o tema.

Sobre 2018, afirma que será um ano “difícil, considerando o ano eleitoral. "Em tempos assim as forças políticas tem dificuldade de congregar”, observa. O deputado  observa, entretanto, que a comissão continuará com foco nos problemas hídricos e no abastecimento da população.

Segundo o parlamentar, serão realizadas “escutas” em diversas regiões do Estado em 2018. “Serão reuniões aonde ouviremos as reclamações, os medos, e tiraremos dúvidas das pessoas no tocante a saúde, segurança e questões hídricas, de forma a podermos resolver as demandas levantadas na sequência", acrescenta. A primeira reunião será no Maciço de Baturité, sem local e data definidos até o momento.

A Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca é presidida pelo deputado Carlos Matos, e conta com a participação dos deputados Leonardo Pinheiro (PP), Mirian Sobreira (PDT), Roberto Mesquita (PSD) e Moisés Braz (PT). Na suplência estão os deputados Fernanda Pessoa (PR), Antonio Granja (PDT), Jeová Mota (PDT), Odilon Aguiar (PMB) e Dr. Santana (PT).

PE/AT

Lido 386 vezes Última modificação em Quinta, 11 Janeiro 2018 15:41

Comitê / Frente

A Constituição de 1988 assegurou a demarcação de terras e direitos básicos, como saúde e educação dos povos indígenas. Essas garantiras têm sido confirmadas?

Comissão de Recursos Hídricos aponta programas criados em 2017 - QR Code Friendly

29ª Legislatura - Assembléia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos: