Fortaleza, Terça-feira, 25 Setembro 2018

Quarta, 13 Junho 2018 16:19

Gilberto Gil é destaque no programa Sons dos Festivais desta quarta-feira

O programa Sons dos Festivais, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), desta quarta-feira (13/06), às 20h, destaca o trabalho de inovação musical e carreira vanguardista do baiano Gilberto Passos Gil Moreira.

Com influência de Dorival Caymmi e de estilos musicais como o jazz, o cantor iniciou a relação com a música em 1952, aos nove anos de idade. Em Salvador, Gil começava a estudar em um escola de acordeom. Durante a graduação, nos anos 1960, no curso de Administração de Empresas, Gil promoveu eventos vanguardistas e participou de alguns deles, como o Seminário de Música. Formou com amigos o conjunto instrumental Os Desafinados.

Após concluir a graduação, em dezembro de 1964, Gil mudou-se de Salvador para São Paulo, onde participou de diversos festivais de música promovidos pela Record e pela TV Rio. Concorreu como compositor no I Festival Internacional da Canção, promovido pela TV Rio, em 1966, com a música "Minha Senhora", interpretada por Gal Costa. No mesmo ano, concorreu no II Festival de Música Popular Brasileira, da Record, com a canção "Ensaio Geral", interpretada por Elis Regina.

Em outubro de 1967, durante o III Festival de Música Popular Brasileira, realizado no Teatro Paramount, Gil apresentou uma das canções que o marcou como compositor. Influenciado pelos Beatles, resolveu incluir o rock e a música brasileira em "Domingo no Parque", interpretado ao lado de Os Mutantes. A canção ficou classificada em segundo lugar, além de ser premiada devido ao moderno arranjo, feito por Rogério Duprat.

Em setembro de 1968, Gil concorreu no IV Festival de Música Popular Brasileira, com "Divino, Maravilhoso", composta por ele e Caetano Veloso, interpretada por Gal Costa, alcançando o terceiro lugar.

O programa ainda apresenta composições e interpretações de Taiguara, Parahyba, Fátima Araújo, Malcom Roberts, Cumpade Barbosa, Ruthe Glória, Moacyr Luz, entre outros.

Produzido por Nazicélia Costa e apresentado por Haroldo Holanda, o programa Sons dos Festivais vai ao ar às quartas-feiras, às 20h, com reprise aos sábados, às 16h.

RS/LF

Eleições 2018

O que você acha da campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio?

Gilberto Gil é destaque no programa Sons dos Festivais desta quarta-feira - QR Code Friendly

29ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos: