Fortaleza, Terça-feira, 18 Junho 2019

Terça, 11 Junho 2019 09:54

Audiência pública discute a piscicultura no açude Castanhão

(1 Voto)
A Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira (12/06), audiência pública para discutir a problemática da piscicultura do açude Castanhão, no município de Nova Jaguaribara. O debate ocorre às 15h, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

A audiência atende requerimento do deputado Nelinho Freitas (PSDB), presidente do Colegiado. O parlamentar afirma que, entre os dias 6 e 25 de fevereiro, morreram mais de 1,5 milhão de peixes no Castanhão. “Produtores perderam pescado, renda e estão desempregados. Mais de 200 famílias foram afetadas com o problema”, destaca.

Nelinho informa ainda que, segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Aquicultura e Pesca de Jaguaribara, Lívia Barreto, os produtores pedem cestas básicas e ajuda financeira temporária para que possam se reorganizar dentro de uma atividade produtiva de forma sustentável.

“Até o momento, não houve nenhuma confirmação de que as solicitações apresentadas serão atendidas. Os integrantes da comissão aguardam, portanto, uma resposta do Governo. É nesse cenário, após pedido dos representantes produtores de Jaguaribara, que se faz necessária essa audiência pública”, pontua.

Foram convidados a participar do debate o secretário estadual de Recursos Hídricos, Francisco José Coelho Teixeira; o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz; o prefeito de Nova Jaguaribara, Joacy Júnior, além de representantes da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), da Superintendência da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), da diretoria da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará e dos de piscicultores de Jaguaribara.

BD/CG

Lido 211 vezes Última modificação em Quarta, 12 Junho 2019 18:21

Você costuma doar sangue?

Audiência pública discute a piscicultura no açude Castanhão - QR Code Friendly