Fortaleza, Quarta-feira, 22 Maio 2019

Pesquisar

Processo Virtual

Processo Virtual - VDOC

Legislação

Projetos / Cursos

Publicações

Eventos e Destaques

Disque Assembleia

Login

         Comunicação AL TV Assembleia FM Assembleia Banco de Imagens Previsão do Tempo Contatos
Tamanho letra:

Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência

Apresentação

 


 
O que é

O Comitê é uma iniciativa conjunta da Assembleia Legislativa do Ceará, Governo do Estado do Ceará e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) criada com o objetivo de compreender o fenômeno da violência entre os jovens – com foco na faixa etária de 10 a 19 anos – para, a partir daí, elaborar propostas de políticas públicas que apontem para a prevenção e a redução de homicídios cometidos por adolescentes e contra adolescentes no Ceará.


Metodologia
O Comitê trabalhará na perspectiva de entender as razões que levam os adolescentes a cometerem assassinatos e/ou a serem vítimas desse tipo de violência cada vez mais cedo a partir da análise das trajetórias de vida desses meninos/meninas. Para isso, serão realizadas audiências públicas, seminários e pesquisas de campo nas áreas de Fortaleza e em municípios do Ceará com piores índices.
A pesquisa está dividida de forma a contemplar quatro dimensões, as quais consideramos importantes no processo de identificação das causas que levam ao envolvimento com a violência: a dimensão individual do adolescente, a familiar/afetiva, a comunitária e a institucional. Serão ouvidas famílias, instituições por onde o adolescente passou e adolescentes que cumprem medida de privação de liberdade por atentando à vida.


Pauta urgente
Embora os índices de homicídios tenham caído no último ano no Estado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Ceará ainda apresenta uma das maiores taxas de mortes violentas de jovens do País; entre as capitais, Fortaleza lidera o ranking das mortes nessa faixa etária.
Em 2013, na faixa etária estudada pelo Comitê (10 a 19 anos), foram 883 homicídios no Estado. Em 2014 foram 1005 – o que dá uma média de 1 adolescente assassinado a cada 9 horas. Em 2015, foram 817.


Integrantes

Presidência: Deputado Ivo Gomes (Pros)
Relatoria: Deputado Renato Roseno (PSOL)
Coordenação Técnica: Rui Aguiar (Unicef)
Apoio:  As comissões de Direitos Humanos e Cidadania; Juventude e Infância e Adolescência atuarão junto ao Comitê, bem como secretarias de Estado, entidades da sociedade civil e Universidades.
Linha do tempo

Telefone Comitê

3277-2789

Link

Homicídios na Adolescência no Brasil

SITE

Cada Vida Importa

  

   Voltar...

Ideia Certa

Portal do Servidor

Enquete

Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2016 houve 34.850 mortes no trânsito no Brasil. Desse total, 1/3 das vítimas eram motociclistas. Qual a melhor forma de enfrentar esse problema?

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará - QR Code Friendly


 

  30ª Legislatura - Assembleia Legislativa do Ceará                                                                         Siga-nos:

  Av. Desembargador Moreira, 2807 - Bairro: Dionísio Torres - CEP: 60.170-900 

  Fone: (85) 3277.2500