Ordem do Dia

Aderlânia Noronha destaca campanha Maio Laranja

Por ALECE
18/05/2022 18:57 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

Aderlânia Noronha destaca campanha Maio Laranja - Foto: Dário Gabriel

Durante o tempo de liderança da sessão plenária desta quarta-feira (18/05), a deputada Aderlânia Noronha (SD) ressaltou a campanha Maio Laranja, que é celebrada neste mês com o objetivo de promover conscientização, orientação, prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

 

A parlamentar lembrou que a Lei nº 16.673/2018, de sua autoria, institui o Maio Laranja no Calendário de Eventos do Estado do Ceará para reforçar as atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data marcada neste 18 de maio.

Como ações de sensibilização da população, a lei propõe a realização de audiências públicas, debates nas escolas, concurso de redação entre os alunos da rede estadual de ensino, exibição de filmes, debates nos Cras (Centro de Referência da Assistência Social), realização de seminários, oficinas temáticas, abordagem do tema em programas de rádio e TV, utilização da cor laranja simbolizando a campanha em prédios públicos, logradouros, instituições de ensino, religiosas, etc.

"Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, o Ceará registrou, em 2021, 1.946 casos de crimes sexuais; desse número, 1.344 foram contra crianças e adolescentes de até 14 anos de idade. Isso é muito lamentável", pontuou a deputada.

Ela lembrou ainda que a lei também visa sensibilizar os profissionais da saúde e da educação sobre os aspectos, os sinais de identificação e as consequências da violência sexual, dando publicidade aos canais de denúncias.

"Queremos ampliar os conhecimentos da população e dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente com as crianças e adolescentes, aumentando as estratégias de denúncias e as possibilidades de enfrentamento. O abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes são crimes covardes, que envergonham a todos", destacou.

A deputada também se solidarizou com as famílias dos dois policiais rodoviários federais mortos hoje, em Fortaleza.

JM/CG

 

Veja também

Deputados elogiam gestores e destacam projetos em tramitação
Ordem do Dia 21/05/2026

Deputados elogiam gestores e destacam projetos em tramitação

Autor: Guilherme de Andrade, Ricardo Garcia, Luciana Meneses e Narla Lopes
Deputados cobram melhorias para saúde, transporte de pacientes e recursos de emendas
Ordem do Dia 20/05/2026

Deputados cobram melhorias para saúde, transporte de pacientes e recursos de emendas

Autor: Guilherme de Andrade, Luciana Meneses, Narla Lopes, Odara Creston e Ricardo Garcia
Deputados debatem déficit no Corpo de Bombeiros e violência política de gênero
Ordem do Dia 19/05/2026

Deputados debatem déficit no Corpo de Bombeiros e violência política de gênero

Autor: Odara Creston, Guilherme de Andrade e Ricardo Garcia