Principal > Imprensa > Notícias
Linha

Dep. Júlio César (PSDB)
04.09.2009

Em pronunciamento nesta sexta feira (04/09), o deputado Júlio César (PSDB) destacou denúncia feita pela Câmara dos Vereadores do município de Maracanaú, representada pelo vereador Lucenildo Brito, que trouxe à Casa um requerimento, subscrito por outros vereadores, solicitando que sejam adotadas providências acerca da questão da poluição em Maracanaú. Segundo Júlio César, muitas famílias estão se mudando da localidade por não conseguirem conviver com a poluição.

Segundo relatório enviado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre as empresas que poluem diretamente a região, solicitado pelo vereador Lucenildo, das empresas responsáveis pela poluição em Maracanaú, uma delas, a antiga Agripec, libera uma espécie de poluente que já foi proibido em alguns países, como a China, por trazer danos aos seres humanos.

O deputado Júlio César disse que, juntamente com a Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, irá se consorciar ao Ministério Público de Maracanaú para que providências sejam tomadas em relação à questão, e faz um apelo aos órgãos responsáveis para que realizem a devida fiscalização dessas indústrias que se encontram nos demais municípios, não se restringindo, somente, a Maracanaú. Segundo ele, habitantes do Novo Acaracuzinho, Piratininga e Novo Oriente, estão adquirindo doenças, como o câncer e outros problemas de pele, em razão da poluição.

O deputado afirmou que vários empresários conquistam a população local, fornecendo empregos e doando cestas básicas, por exemplo, no intuito de que ela não os denunciem. “Não queremos fechar as indústrias, tampouco que os empregos diminuam. Queremos que os empresários invistam mais na contenção da poluição, para que a indústria e a população possam conviver”, finalizou.
PE/AF