Centro de Mediação e Gestão de Conflitos

 

 

 

Imagens e edição: Odério Dias | Apresentação: Marina Ratis

 

SOBRE: 

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos é um órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará que tem como objetivo a promoção de solução consensual de conflitos, buscando incentivar e fortalecer a cultura de paz. Foi implantado por meio da resolução n° 03/2022 e, assim, estruturado no organograma administrativo da Assembleia Legislativa do Ceará através da resolução n° 698/2019. 

O órgão é fruto de um projeto que incentiva a gestão de conflitos, por meio de práticas colaborativas e restaurativas, que são a mediação e os círculos de construção de paz, nas temáticas de família, vizinhança, condomínio e imobiliário. 

O trabalho é desenvolvido através da oferta de serviços e ações que incentivam a resolução de conflitos de maneira pacífica, assim como fomenta a educação e a prevenção de conflitos à comunidade, fortalecendo, portanto, a inclusão social e a autonomia do cidadão. 

Diante da importância do Poder Legislativo olhar o fenômeno da problemática dos conflitos como uma questão social, o órgão foi idealizado pela primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, e inaugurado na gestão do presidente da Casa Legislativa, Evandro Leitão, em julho de 2021.

COMO ATUA? 

As áreas de atuação são em conflitos de família, vizinhança, condomínio e imobiliário. 

Dessa maneira, o desenvolvimento do trabalho se divide em ações internas e externas. As ações internas envolvem atendimento de triagem, pré-mediação, sessões de mediação, assessoria jurídica e os círculos restaurativos. As ações externas envolvem atividades educativas e preventivas, as quais atingem servidores e a população em geral.

Com o desenvolvimento desse trabalho o órgão traz inúmeros benefícios, como, por exemplo, a comunicação colaborativa, a inclusão social, o fortalecimento de vínculos e a autonomia da vontade dos participantes.

NOSSOS PARCEIROS: 

A fim de fortalecer o trabalho e atuar de forma integrada, possui convênio com os seguintes órgãos: Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção Ceará, Defensoria Pública do Estado do Ceará, Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública do Ceará, Ordem Brasileira dos Advogados – Seção Ceará, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e Centro Universitário Inta (UNINTA). 

EQUIPE:

Coordenação: Raisa Lou

Articulação: Jussara Alves

FUNCIONAMENTO:

Segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENDEREÇO:

Avenida Pontes Vieira, nº 2348, 3° andar, sala 305, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, Dionísio Torres, Fortaleza/Ceará.

CONTATOS: 

Telefones: (85) 2180-6513, (85) 2180-6514 e (85) 98132-7434 (WhatsApp) 

E-mails: cemgec@al.ce.gov.br  

AGENDE O SEU ATENDIMENTO CONOSCO

CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS: 

CONHEÇA OS NOSSOS PROJETOS:

LEGISLAÇÃO: 

AVALIE O NOSSO ATENDIMENTO:

Acesse aqui.