ATA DA 120ª (CENTÉSIMA VIGÉSIMA) SESSÃO SOLENE DA 3.ª (TERCEIRA) SESSÃO LEGISLATIVA DA 31.ª (TRIGÉSIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.

Baixar PDF

PRESIDÊNCIA DA DEPUTADA MARTA GONÇALVES.

Às nove horas e quarenta e cinco minutos do dia primeiro de setembro de dois mil e vinte e cinco compareceu ao Plenário 13 de Maio a deputada eleita, diplomada e empossada para a Trigésima Primeira Legislatura do Estado do Ceará, Marta Gonçalves (PSB).

Invocando a proteção de Deus, a presidente Marta Gonçalves declarou aberta esta sessão solene em homenagem aos Pais Atípicos do Estado do Ceará, em atendimento a requerimento de sua autoria, deferido pela Mesa Diretora.

A presidente Marta Gonçalves convidou para compor a mesa o senador Cid Gomes (PSB-CE); José Humberto Beserra Lima Filho, vice-prefeito de Aquiraz; Acilon Gonçalves, secretário municipal de Educação de Eusébio, e senhor Josete Malheiro Tavares, mestre em Gestão em Saúde, representando os homenageados.

De início, oitiva do Hino Nacional; após o que, o mestre de cerimônias Juan Tavares fez autodescrição e informou que a expressão “Pais Atípicos” não é usual nem de domínio público e trata-se de conceito amplo que abrange pais e mães de neuroatípicos, também chamados de neurodivergentes, em sua maioria, diagnosticados por condições associadas ao transtorno do espectro autista - TEA, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - TDAH, dislexia, síndrome de Tourette e altas habilidades/superdotação - AH/SD; e finalizou discorrendo sobre o cotidiano de desafios que os pais e mães enfrentam para garantir e acessar direitos de seus filhos e conciliar a vida particular e familiar com a profissional.

Jefferson Miranda, servidor da Alece e neurodivergente, fez breve relato da própria atipia e rendeu homenagens aos pais atípicos.

A presidente Marta Gonçalves agradeceu a presença de todos, ressaltou a grandeza desta solenidade em homenagem às mães e pais de atípicos; destacou que essas mulheres e homens vivem a maternidade/paternidade de forma intensa, corajosa, movidos pelo amor incondicional e por uma força imensurável que lhes permite lidar com incertezas e transpor barreiras.

Dando continuidade, o músico e palestrante Davi Valente, portador de deficiência física, cantou e interpretou ao teclado tocado com os pés a canção “Paciência”, de Lenine.

Ato contínuo, entrega dos certificados pela presidente Marta Gonçalves.

William Vasconcelos, advogado, agradeceu a todos e em especial à deputada Marta Gonçalves, asseverando tratar-se da primeira deputada que verdadeiramente levanta a bandeira da inclusão da pessoa com deficiência, com dedicação e sensibilidade; assumiu-se filho atípico, declarou orgulho e amor pelos pais e atestou receber dos pais o apoio indispensável e amor ilimitado.

Davi Valente interpretou então as músicas “Oração do Tempo”, de Caetano Veloso e “Aquarela”, de Toquinho.

Após o que, exibição de vídeo protagonizado e gravado especialmente para esta solenidade por Rodrigo Vieira Emerenciano, radialista e humorista potiguar conhecido como Mução e pai de duas crianças neuroatípicas, Léo e Lina,

O senador Cid Gomes, pai de Maria Carolina, 4, compartilhou experiência pessoal com a neuroatipia e declarou-se plena e diariamente honrado por tê-la como filha; discorreu sobre a rotina intensa de Maria Carolina, que envolve escola, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudióloga; externou sentir-se privilegiado por possuir recursos físicos e financeiros para se empenhar no desenvolvimento da filha; destacou a importância da dedicação dos pais e asseverou que estar presente na vida dos filhos faz toda a diferença, propicia a superação de obstáculos e a realização de sonhos; reafirmou compromisso com políticas de inclusão, dirigiu-se diretamente à deputada Marta Gonçalves para anunciar que encontra-se em fase de elaboração projeto de lei para que mais oportunidades sejam dadas a pessoas portadoras de deficiência.

Ao final, oitiva do Hino do Estado do Ceará, e sem mais a tratar, a presidente Marta Gonçalves encerrou esta solenidade.

PRESIDENTE 

Dep. Romeu Aldigueri 

1.ºVICE-PRESIDENTE 

Dep. Danniel Oliveira 

2.ºVICE-PRESIDENTE

Dep. Larissa Gaspar

1.ºSECRETÁRIO 

Dep. De Assis Diniz 

2.ºSECRETÁRIO 

Dep. Jeová Mota 

3.ºSECRETÁRIO

 Dep. Felipe Mota

4.ºSECRETÁRIO 

Dep. João Jaime