ATA DA 142.ª (CENTÉSIMA QUADRAGESIMA SEGUNDA) SESSÃO SOLENE DA 3.ª (TERCEIRA) SESSÃO LEGISLATIVA DA 31.ª (TRIGÉSIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.

Baixar PDF
PRESIDÊNCIA DO DEPUTADO DE ASSIS DINIZ.

 

Às nove horas e vinte minutos do dia vinte e nove de setembro de dois mil e vinte e cinco compareceu ao Plenário 13 de Maio o deputado eleito, diplomado e empossado para a Trigésima Primeira Legislatura do Estado do Ceará, De Assis Diniz.
Invocando a proteção de Deus, o presidente De Assis Diniz declarou aberta esta sessão solene em comemoração dos 50 anos do Sistema Nacional de Empregos - Sine e dos 35 anos de criação do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, atendendo a requerimento de sua autoria, subscrito pelos deputados Almir Bié, Marta Gonçalves e Nizo Costa, deferido pela Mesa Diretora.
O presidente De Assis Diniz convidou para compor a mesa o senhor Vladyson Viana, secretário do Trabalho do Estado do Ceará, representando o governador Elmano de Freitas; senhor Raimundo Angelo, presidente do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho – IDT/CE; senhora Ana Valéria Targino de Vasconcelos, procuradora do Ministério Público do Trabalho no Ceará; senhor Ronaldo Crispim Sena Barros, assessor-chefe da Assessoria Especial de Promoção da Igualdade no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego; senhor Agenor Lopes da Silva, presidente da União Geral dos Trabalhadores do Ceará – UGT/CE; senhor João Aglaylson, vereador de Fortaleza; senhor Canindé Pegado, conselheiro deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – Codefat.
O mestre de cerimônias Ruan Tavares fez autodescrição e informou que o Sine foi criado em 1975, à luz da Convenção N.º 88 da Organização Internacional do Trabalho - OIT; que tem como missão oferecer serviço público e gratuito voltado à organização do mercado de trabalho; que com o advento da Lei N.º 7.998/1990, suas ações passaram a integrar o programa do seguro-desemprego, fortalecendo a intermediação de mão de obra, a habilitação ao benefício e a realização de cursos de qualificação profissional; que desempenha papel fundamental na orientação dos trabalhadores, contribui para o desenvolvimento pessoal, profissional e para a inserção digna no mundo do trabalho; que nosso Estado celebra trajetória de compromisso com os direitos trabalhistas, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico e social; que em mais de três décadas de existência, o FAT opera para assegurar benefícios, promover a qualificação profissional e fortalecer o mercado de trabalho, impactando positivamente a vida dos trabalhadores cearenses.
De início, oitiva do Hino Nacional, seguida da exibição de vídeo institucional da Alece.
O presidente De Assis  Diniz cumprimentou as pessoas presentes e declarou que o FAT foi criado para garantir direitos fundamentais, a exemplo do seguro-desemprego e do abono salarial, além de financiar programas de qualificação profissional; destacou a importância do sistema público de empregos no Brasil, historicamente marcado pelo compromisso com a inclusão social, a cidadania e o desenvolvimento sistêmico integrado; ponderou sobre a flexibilização, a terceirização e desregulamentações generalizadas no mundo do trabalho, argumentando que muito ainda há por ser feito de modo a promover um ambiente ideal entre patrões e trabalhadores, amparado por um aparato jurídico-político que promova a equidade e a estabilidade.
O presidente De Assis Diniz entregou aos homenageados os certificados em comemoração dos 50 anos do Sine e dos 35 anos de criação do FAT.
Fátima Almeida agradeceu pelo reconhecimento extensivo à classe trabalhadora e reforçou a necessidade de expandir a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, assumindo-se defensora e lutadora desta causa.
Canindé Pegado afirmou que esta é a primeira sessão solene no Brasil que enaltece o sistema público de empregos; que no Ceará o Sine funciona bem e acumula patrimônio de R$ 571 bilhões, com orçamento estimado para 2026 da ordem de R$ 130 bilhões e com destaque para as despesas destinadas ao pagamento do abono salarial, seguro-desemprego, resgate de trabalhadores, classificação brasileira de ocupação, além de toda a gestão do sistema nacional de emprego e capacitação e qualificação de 1.100 conselheiros.
Vladyson Viana destacou que o Sine e o FAT são dois instrumentos de políticas públicas fundamentais para o povo brasileiro, posto que o direito ao trabalho é um direito social fundamental reconhecido pela Constituição Federal Brasileira
Ao final, oitiva do Hino do Estado do Ceará, sem mais a tratar, o presidente De Assis Diniz, encerrou esta solenidade.
Foi levantada a Sessão.
 
PRESIDENTE 
Dep. Romeu Aldigueri 
1.ºVICE-PRESIDENTE 
Dep. Danniel Oliveira 
2.ºVICE-PRESIDENTE
Dep. Larissa Gaspar
1.ºSECRETÁRIO 
Dep. De Assis Diniz 
2.ºSECRETÁRIO 
Dep. Jeová Mota 
3.ºSECRETÁRIO
 Dep. Felipe Mota
4.ºSECRETÁRIO 
Dep. João Jaime