ATA DA 210.ª (DUCENTÉSIMA DÉCIMA) SESSÃO SOLENE DA 3.ª (TERCEIRA) SESSÃO LEGISLATIVA DA 31.ª (TRIGÉSIMA PRIMEIRA) L

Baixar PDF

PRESIDÊNCIA DO DEPUTADO GUILHERME SAMPAIO.

 

Às dezessete horas e quarenta minutos do dia onze de dezembro de dois mil e vinte e cinco compareceu ao Plenário 13 de Maio o deputado eleito, diplomado e empossado para a Trigésima Primeira Legislatura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio.

 

 Invocando a proteção de Deus, o presidente Guilherme Sampaio declarou aberta esta sessão solene em comemoração dos 70 anos das Engenharias da Universidade Federal do Ceará - UFC, atendendo a requerimento de sua autoria, subscrito pelas deputadas Larissa Gaspar e Jô Farias e pelos deputados De Assis Diniz e Júlio César Filho, deferido pela Presidência da Alece.

 

O presidente Guilherme Sampaio convidou para compor a mesa a vice-reitora da UFC Diana Azevedo; José de Paula Barros Neto, pró-reitor de Inovação e coordenador do Instituto de Inovação da Indústria da Construção Civil – Inocacon; Raimundo Costa, presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará – Funcap; Bruno Vieira Bertoncini, diretor do Centro de Tecnologia da UFC; José Luiz Lins dos Santos, chefe de gabinete da presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Ceará – Crea/CE, e Adail de Carvalho Fontenele, secretário da Infraestrutura do Estado do Ceará de 2007 a 2014, representando todos os homenageados. 

 

De início, oitiva do Hino Nacional, seguida da exibição de vídeo institucional da Alece.

 

O mestre de cerimônias Paulo Leme fez autodescrição e informou que em 2025 os cursos de Engenharias da UFC completam 70 anos de contribuição ao avanço acadêmico, científico e tecnológico cearense; que desde 1955 são considerados pilares de excelência, formando profissionais comprometidos com a inovação e o desenvolvimento social; que professores, alunos e servidores fazem da UFC referência nacional nas áreas de construção civil, energia, tecnologia da informação e meio ambiente e que a UFC tem firmado parcerias com instituições públicas, privadas e sociais, atuando como agente de desenvolvimento do Ceará e do Brasil.

 

 O presidente Guilherme Sampaio afirmou que a criação dos cursos representa um marco evolutivo em planejamento, qualidade técnica de projetos, capacidade de execução; que a implantação dos dois primeiros cursos, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, chamaram a atenção de estudantes brasileiros e posicionaram o Ceará como destino de interesse acadêmico e tecnológico; que atualmente a UFC oferta cursos de graduação em onze áreas de engenharia, com cerca de 3.500 alunos matriculados.

 

O presidente Guilherme Sampaio entregou os certificados referentes aos 70 anos das Engenharias da UFC às pessoas homenageadas. 

 

A professora Diana Azevedo elencou conquistas e avanços da UFC e ressaltou orgulho pelo fato de o Centro de Tecnologia ser apontado, atualmente, como o melhor do Norte/Nordeste brasileiro, e que tal se deve ao planejamento estratégico elaborado no início do século.

 

José de Paula Barros Neto pontuou que a trajetória dos cursos de Engenharia se confunde com a própria história do desenvolvimento cearense e atribuiu aos professores, gestores, colaboradores e alunos do Centro de Tecnologia o nível de excelência alcançado.

 

Ao final, oitiva do Hino do Estado do Ceará.

 

Sem mais a tratar, o presidente Guilherme Sampaio encerrou esta solenidade.

 

Foi levantada a Sessão.

 

 

PRESIDENTE 

Dep. Romeu Aldigueri 

1.ºVICE-PRESIDENTE 

Dep. Danniel Oliveira 

2.ºVICE-PRESIDENTE

Dep. Larissa Gaspar

1.ºSECRETÁRIO 

Dep. De Assis Diniz 

2.ºSECRETÁRIO 

Dep. Jeová Mota 

3.ºSECRETÁRIO

 Dep. Felipe Mota

4.ºSECRETÁRIO 

Dep. João Jaime