ATA DA 213.ª (DUCENTÉSIMA DÉCIMA TERCEIRA) SESSÃO SOLENE DA 3.ª (TERCEIRA) SESSÃO LEGISLATIVA DA 31.ª (TRIGÉSIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.
Às dezenove horas e trinta minutos do dia doze de dezembro de dois mil e vinte e cinco compareceu ao Hotel Diocesano, em Iguatu/CE, o deputado eleito, diplomado e empossado para a Trigésima Primeira Legislatura do Estado do Ceará, Marcos Sobreira.
Invocando a proteção de Deus, o presidente Marcos Sobreira declarou aberta esta sessão solene para concessão de Título de Cidadão Cearense ao Monsenhor Afonso Queiroga, em cumprimento à Lei Estadual n.º 19.324/2025, de sua autoria, deferido pela Presidência da Alece.
O presidente Marcos Sobreira convidou para compor a mesa o Monsenhor Afonso Queiroga; Roberto Filho, prefeito de Iguatu; e o empresário José Alves de Oliveira, fundador e líder da rede varejista Zenir Móveis e Eletros; padre Henrique, vigário geral da Diocese de Iguatu e padre José Ricardo Pompeu, reitor do Seminário Diocesano de Iguatu.
De início, oitiva do Hino Nacional.
O mestre de cerimônias Ronaldo César fez autodescrição informou que os títulos de cidadania cearense são concedidos pela Alece a brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao Estado; que Monsenhor Afonso Queiroga da Silva nasceu em Sousa/PB em 7 de outubro de 1936 e chegou ao Ceará ainda criança, fixando-se com a família em Mombaça; que ingressou cedo no Seminário da Prainha, onde cursou Filosofia e Teologia, sendo ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1964 e na década de 1970 teve atuação notável nos cursos de Promoção Humana pelo direcionamento à catequese renovada pela união entre fé e vida; que atualmente é sacerdote da Diocese de Iguatu, afamado tanto pela dedicação pastoral quanto pela influência na formação e no desenvolvimento espiritual e comunitário da região Centro-Sul; que dirigiu por quase 50 anos o Boletim da Diocese de Iguatu e tem papel destacado junto às Comunidades Eclesiais de Base – CEBs.
O presidente deputado Marcos Sobreira agradeceu a presença das pessoas presentes, enalteceu a contribuição do Monsenhor Afonso Queiroga para a Igreja Católica no Ceará ao longo de seis décadas de ministério, reafirmou sua importância histórica para a condução da Igreja Católica no Ceará e que as ações do religioso transcendem as atividades estritamente religiosas e alcançam as dimensões humanistas sociopolíticas.
O presidente Marcos Sobreira outorgou o Título de Cidadão Cearense ao Monsenhor Afonso Queiroga.
O Monsenhor Afonso Queiroga reverenciou a Alece, agradeceu diretamente ao Deputado Marcos Sobreira pela honraria recebida e estendeu a gratidão em especial à população da região centro-sul e às CEBs pelo acolhimento experimentado desde que aqui chegou e que neste momento o pertencimento à cearensidade que sente há tempos se formaliza com o recebimento do Título de Cidadão Cearense.
Ao final, oitiva do Hino do Estado do Ceará.
Sem mais a tratar, o presidente Marcos Sobreira encerrou esta solenidade.