ATA DA 44.ª (QUADRAGÉSIMA QUARTA) SESSÃO SOLENE DA 4.ª (QUARTA) SESSÃO LEGISLATIVA DA 31.ª (TRIGÉSIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.
Às dezessete horas e trinta minutos de trinta de abril de dois mil e vinte e seis compareceu ao Plenário 13 de Maio o deputado eleito, diplomado e empossado para a Trigésima Primeira Legislatura do Estado do Ceará, Felipe Mota.
Invocando a proteção de Deus, o presidente Felipe Mota declarou aberta esta sessão solene para outorga do Título de Cidadão Cearense ao Senhor Joel José Puga Coelho Rodrigues, em conformidade com a Lei n.º 19.403/2025, oriunda do projeto de lei n.º292/25, de autoria do deputado João Jaime; e em celebração do Encontro de Grão-Mestres do Norte e Nordeste do Grande Oriente Brasil, atendendo a requerimento também de sua autoria e do deputado Romeu Aldigueri, deferido pela Mesa Diretora desta Casa Legislativa; e convidou para compor a mesa o agraciado, Joel José Puga Coelho Rodrigues; o Cônsul de Portugal em Fortaleza, Rogêrio Lopes; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Otávio Lessa; o presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa, Sidney Isidro Marcandali da Silva; o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal Maçônico, Paulo Roberto de Araújo Barros, e o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil do Estado do Ceará, Leonardo de Almeida Monteiro.
De início, oitiva do Hino Nacional, seguida de exibição de vídeo institucional da Alece.
O mestre de cerimônias Ronaldo César informou que o Título de Cidadão Cearense é concedido pela Assembleia Legislativa a brasileiros e a estrangeiros aqui não naturalizados e tenham prestado serviços relevantes ao Estado; que o Poder Legislativo cearense concedeessa significativa honraria, aprovada por lei, apenas àquelas pessoas que comprovadamente contribuíram para o desenvolvimento sócioeconômico e cultural desta terra; que Joel Puga, de origem portuguesa, é cientista, professor universitário, empresário, consultor e membro da maçonaria; foi vice-presidente da Assespro Ceará, membro do Instituto Iracema Digital e membro titular fundador imortal da Academia Cearense de Matemática; que é também palestrante e consultor do sistema Fecomércio, tendo colaborado em estratégias que fortaleceram o tecido econômico do Ceará.
O presidente Felipe Mota cumprimentou as pessoas presentes eparabenizou a outorga do título ao cientista português, afirmando que o Ceará acolhe e abraça o agraciado que já é um cearense nato e que a Alece reitera o abraço dado pelo povo cearense.
Rogério Lopes enfatizou a importância do momento para os portugueses visto que demonstra a união existente há muitos anos entre dois povos, e se materializa nesse título ao Joel Puga.
Ato contínuo, o presidente Felipe Mota entregou o Título de Cidadão Cearense ao senhor Joel José Puga Coelho Rodrigues.
Joel José Puga Coelho Rodrigues agradeceu a concessão do Título, detalhou fatos relacionados a sua vida profissional e pessoal que o levaram a considerar o Brasil e o Estado do Ceará como sua terra e declarou que mais que uma honraria, esse Título é o reconhecimento de uma trajetória que se conecta com o presente e com o futuro do Ceará, Estado que mostra cada vez mais sua capacidade de se posicionar de forma estratégica em inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
Na sequencia, o mestre de Cerimônias anunciou as considerações ao Encontro Norte e Nordeste de GOB, responsável por reunir lideranças maçônicas das regiões Norte e Nordeste, autoridades civis e representantes de diversos segmentos da sociedade, que ocorre no período de 30 de abril a 02 de maio, ora sediado em Fortaleza.
Leonardo de Almeida Monteiro exaltou as lideranças maçônicas presentes e destacou que a instituição é uma das mais longevas do País e na oportunidade, entregou aos líderes presentes o título de benemérito a todos os eminentes do Grande Oriente do Brasil.
Paulo Roberto de Araujo Barros falou sobre a realização da terceira edição do evento em Fortaleza considerando que é um imperativo estratégico para a ordem e reside na busca coletiva por alternativas e soluções para desafios administrativos que se enfrenta nas regiões Norte e Nordeste; que os trabalhos desse encontro sejam marco de sabedoria e união para a Ordem.
Sidney Isidro Marcandali da Silva citou a acolhida que teve no Estado do Ceará e exaltou a região Nordeste como o futuro do País, juntamente com a região Norte, “que vão alavancar todo o sucesso do povo brasileiro”.
Por fim, anúncio do Hino do Estado do Ceará e, nada mais havendo a tratar, o presidente Felipe Mota encerrou a solenidade.