Agenor Neto

Nome Completo Agenor Gomes de Araújo Neto
Nome Parlamentar Agenor Neto
Partido MDB
Profissão Engenheiro Civil
Votos 68.289
Aniversário 17/02
Site Pessoal www.deputadoagenorneto.com
E-mails gabdepagenor.neto@al.ce.gov.br
Telefones 32772655 32772654

Perfil

Agenor Gomes de Araújo Neto nasceu na cidade de Iguatu, em 17 de fevereiro de 1966. É filho do médico e político, José Ilo Alves Dantas e Gláucia Mendonça Araújo Alves. É casado com Hercília Gomes Araújo, com quem teve três filhos: José Ilo Neto, Agenor Araújo Filho e Víctor Araújo Alves.

Agenor Neto fez os primeiros estudos em sua terra natal, concluindo o curso superior na Capital do Estado onde cursou a Universidade de Fortaleza – UNIFOR, vindo a graduar-se em engenharia civil, em 1989, passando de início, a trabalhar ao lado do pai, tornando-se logo um empresário competente na área da construção civil.

Iniciou a carreira política em 1992, candidatando-se ao cargo de prefeito de Iguatu. Em 2000, já com a vida empresarial definida, e, conhecendo detalhadamente os problemas de Iguatu, disputou novamente a Prefeitura de Iguatu pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). As suas ideias aos poucos foram sendo assimiladas pela população, faltando pouco para atingir o seu objetivo. Conseguiu ao final da sua campanha um percentual de 47% dos votos válidos.

No ano de 2002, candidatou-se ao cargo de deputado estadual, sendo eleito com 43.826 votos.

Em 2004, afastou-se da Assembleia Legislativa para concorrer novamente ao cargo de prefeito de Iguatu, sendo eleito com a maior votação da história política do município, obtendo 25.526 votos. Em 2008 disputou a reeleição, e foi reconduzido ao cargo, derrotando a sua principal adversária com uma maioria de mais de 12 mil votos.

Em oito anos de mandato, Agenor Neto instaurou profundas mudanças no município de Iguatu. Construiu inúmeras obras, dando prioridade sempre aos mais necessitados. No setor da saúde, construiu e reformou unidades básicas de saúde, ampliou e melhorou o sistema de Atenção Básica na zona urbana e rural do município. Em 2010, a sua administração alcançou um dois maiores feitos na área da saúde: a diminuição na taxa da mortalidade infantil para 8,6 por mil nascidos vivos.

Agenor Neto criou programas no âmbito da Assistência Social, como o Agente do Bem e o Natal de Luz, com a distribuição de brinquedos para todas as crianças do município na faixa de idade de 0 a 12 anos. Na Educação, estruturou a rede educacional e criou o Programa Agente da Educação, programa de reforço escolar reconhecido pela UNESCO.

A eficiência da sua gestão lhe rendeu reconhecimento internacional; dois Selos UNICEF e o prêmio Prefeito Amigo da Criança. Também recebeu várias honrarias no âmbito nacional. Ao entregar o mandato ao seu sucessor, em 31 de dezembro de 2012, gozava de uma imensa aprovação popular, com 92% de aprovação, índice constatado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – IBOPE.

Em 2014, percebendo, mais uma vez a sua imensa responsabilidade com a defesa dos direitos das pessoas mais necessitadas, resolveu candidatar-se novamente a uma vaga no legislativo estadual, obtendo uma votação expressiva de 78.868 mil votos, ficando na sétima posição entre os 46 deputados eleitos no Ceará.


Comissões:
Trabalho, Administração e Serviço Público (Presidente);
Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Vice-Presidente);
Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca (Membro);
Defesa do Consumidor (Suplente)
Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido (Suplente);
Agropecuária (Suplente); e
Educação (Suplente).

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos