Antônio Henrique

Nome Completo Antonio Henrique da Silva
Nome Parlamentar Antônio Henrique
Partido PDT
Profissão Administrador
Votos 67.148
Aniversário 24/07
Site Pessoal Instagram: @antoniohenrique.oficial / Facebook: antoniohenrique.oficial
E-mails dep.antoniohenrique@al.ce.gov.br
Telefones 3277-2833

Perfil

Antônio Henrique da Silva foi eleito deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) com 67.148 votos, sendo o terceiro deputado mais votado da Capital. Foi vereador de Fortaleza por quatro mandatos consecutivos e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza por duas vezes. Filho de Luzia Maria da Conceição e Henrique Venâncio da Silva, Antônio Henrique é natural de Martins, interior do Rio Grande do Norte. Mudou-se aos 11 anos com a família para capital cearense e reside na periferia da cidade até hoje. Casado com Edileusa e pai de Esdras, o parlamentar é cristão evangélico e presbítero da 1ª Igreja Presbiteriana Renovada de Fortaleza.

Em 2009, foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza com 4.702 votos. Sua forte atuação pela periferia o levaram a conquistar o segundo mandato, com o triplo da votação anterior, recebendo 13.328 votos. Na sua terceira vitória nas urnas, em 2016, obteve 13.401 votos, ampliando mais uma vez o total de votos. Em 2017, assumiu a Secretaria Regional III, a convite do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e foi responsável por executar políticas públicas e garantir serviços urbanos a 17 bairros da capital cearense. 

Após a experiência de atuação no Executivo, em dezembro de 2018, Antônio Henrique foi escolhido por seus pares como presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. Em 2020, conquistou seu quarto mandato consecutivo de vereador, obtendo 15.480 votos. O reconhecimento de seu trabalho o levou também a ser reconduzido ao cargo de Presidente do Legislativo com apoio unânime dos 43 vereadores.

À frente do Poder Legislativo Municipal, realizou o primeiro concurso público da Câmara de Fortaleza; estruturou e inaugurou a Central da Cidadania, oferecendo diversos serviços públicos para a população; ampliou as ações de enfrentamento à exploração sexual, criando o Selo Amigo da Criança e do Adolescente e o projeto Infância Protegida, iniciativas que mobilizam a sociedade civil contra esse tipo de crime; além da criação do Movimento Vidas, que promoveu oficinas, atividades culturais e formação de multiplicadores com foco na prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas entre os jovens de bairros com maiores índices de vulnerabilidade.

Em parceria com a Prefeitura, Antônio Henrique tem atuação direta em, pelo menos, 25 bairros da periferia de Fortaleza. Por sua destacada atuação no Legislativo, o parlamentar foi apontado como vereador mais influente da Câmara Municipal de Fortaleza em pesquisa realizada pelo Anuário do Ceará, nos biênios 2019/2020, 2020/2021 e 2022/2023.

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos