De Assis Diniz

Nome Completo Francisco de Assis Diniz
Nome Parlamentar De Assis Diniz
Partido PT
Profissão Analista de Mercado de Trabalho
Votos 63.253
Aniversário 03/07
Site Pessoal www.deassisdiniz.com.br/ FACEBOOK- deassisdinizce/ INSTAGRAM / TWITTER / YOUTUBE - deassisdiniz/ TIK TOK - deassisdiniz13
E-mails dep.deassisdiniz@al.ce.gov.br
Telefones 3277-2560/2561

Perfil

Francisco De Assis Diniz, é Analista de Mercado de Trabalho, nasceu no Cedro, no Centro Sul cearense, em 3 de julho de 1964, filho do agricultor e comerciante José Alves Diniz e da dona de casa Nazareth Moreira Diniz. Iniciei meus primeiros estudos na rede pública de ensino.

É bacharel em Direito (Unifor) e História (UECE) e também especialista em Gestão Pública (Unicamp) e Economia do Trabalho (Unilab).

Foi  metalúrgico e, atuando como sindicalista, presidiu a Federação dos Metalúrgicos do Norte/Nordeste. Participou da Central Única dos Trabalhadores desde a sua fundação, sendo eleito e reeleito presidente da maior central sindical do Ceará, encabeçando a expansão da CUT pelo interior cearense.

Nas ruas, comandou manifestações históricas em defesa do Banco do Estado do Ceará (BEC), organizou e dirigiu greves gerais, o ato contra o BID e a ALCA e o “Fora Collor”. Também esteve à frente de diversas negociações do “Grito da Terra Brasil” no Estado.

Como gestor público, presidiu o Instituto de Desenvolvimento do Trabalhado (IDT). Paralelamente, foi eleito e reeleito presidente do diretório estadual do PT no Ceará, quando o partido elegeu o primeiro governador de sua história no Estado, o companheiro Camilo Santana.

Posteriormente, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a convite do então governador Camilo, quando chegou a presidir a Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio dos Governadores do Nordeste.

Em 2022, foi eleito deputado estadual do Ceará, com 63.253 votos, sendo a segunda maior votação da coligação “Ceará Cada Vez Mais Forte”, sendo votado nos 184 municípios cearenses.

Na Assembleia Legislativa, é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, da Pecuária e da Pesca. No parlamento, sua atuação será sempre pautada na defesa dos interesses da classe trabalhadora!
 

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos