Dr. Aloísio

Nome Completo Aloísio Antônio Gomes de Matos Brasil
Nome Parlamentar Dr. Aloísio
Partido UNIÃO
Profissão Médico
Votos 17.860
Aniversário 31/12
E-mails dep.draloisio@al.ce.gov.br
Telefones 3277-2552 / 3277-2659

Perfil

Aloísio Antônio Gomes de Matos Brasil nasceu na cidade do Crato, no dia 31 de dezembro de 1974, hoje com 48 anos. É filho de Antônio Brasil de Alencar e Iara Maria Gomes Brasil de Alencar, funcionário publico e professora respectivamente. É pai de Lays e Maria Cecília, avô de Helena, irmão de Yllyara e Yllara Brasil, ambas professoras, sendo Yllara mestre e em programa de Doutorado, portanto tem em suas veias o dom de ensinar por todo o histórico familiar. 

Estudou o primário no Crato no Colégio Pequeno Príncipe. Iniciou o secundário no colégio Agrícola no Crato e depois no Geo Diocesano, onde saiu de sua terra natal com 16 anos, para  concluir o segundo grau em Recife no colégio Contato. Iniciou sua faculdade de Medicina na UNCISAL no ano de 1996, Universidade Estadual de Alagoas concluindo em 2001. 

Após a graduação, seguiu sua formação com especialização em saúde da família, depois em Clínica Médica, depois em Auditoria Médica em Saúde, seguindo-se Medicina de Urgência e Emergência, Reumatologia e por último Administração em Saúde, tendo hoje seis especialidades médicas.  Atua hoje em Auditoria Médica em Saúde, Clínica Médica e Reumatologia nas cidades do Crato, Juazeiro, Barbalha e Brejo Santo, realizando atualmente programa de Doutoramento em Bioética pela Faculdade de Medicina do Porto em convênio com o CFM (Conselho Federal de Medicina), estando afastado de suas atividade como professor até término do Doutorado. 

Tem formação em Gestão por MBA executivo em saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Em 2005 iniciou a docência pela Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ-ESTÁCIO), onde ocupou cargo de professor, foi coordenador adjunto do Curso de Medicina, Diretor do Hospital Santo Inácio e Presidente da COREME (Comissão de Residência Médica). Logo depois fez concurso para professor substituto na ainda UFC-CARIRI, onde ministrou na disciplina de Terapia Intensiva. 

Em 2009 passou no concurso do Estado de Pernambuco e para efetivo na UFC na disciplina de Reumatologia, onde implantou o ambulatório de Reumatologia na UFCA-FAMED em Barbalha, hoje com mais de 3000 pacientes cadastrados. Montou o ambulatório de reumatologia na cidade do Crato em 2008, participou ativamente na implantação da primeira delegacia do sindicato dos médicos em Juazeiro do Norte, trabalha há mais de 18 anos na unidade coronariana do Hospital do Coração em Barbalha. Atuou como auditor do SUS nas cidades do Crato, Milagres e Brejo Santo. É coordenador da auditoria médica da Unimed Cariri. 

Na política, iniciou suas atividades como presidente do PSDB, depois, transferiu-se para PROS onde foi candidato a Prefeito na Cidade do Crato, sexta maior cidade do Ceará e segunda maior cidade do Cariri, obtendo quase 18 mil votos e ficando em segundo lugar. Transferiu-se para o partido União Brasil e foi candidato a deputado estadual em 2022, sendo votado em 136 municípios do Estado do Ceará, obtendo quase 18 mil votos, ficando na suplência para assumir como deputado estadual em 2024. 

 

Proposições (Produção Legislativa)
Não foi possível carregar as preposições