Dr. Oscar Rodrigues

Nome Completo Oscar Spindola Rodrigues Júnior
Nome Parlamentar Dr. Oscar Rodrigues
Partido UNIÃO
Profissão Empresário
Votos 54.066
Aniversário 08/03
Site Pessoal @droscarrodrigues
E-mails dep.oscarrodrigues@al.ce.gov.br
Telefones 3277-2939 / 3277-2940
Mesa Diretora 4º SECRETÁRIO
Situação Em Exercício

Perfil

Natural de Sobral (CE), divorciado, Oscar Spíndola Rodrigues Jr. é chanceler e fundador do Centro Universitário Inta (Uninta). O parlamentar concluiu três graduações – Ciências Contábeis, Teologia e Ciências –, é especialista em Metodologia do Ensino Superior, mestre e doutor em Teologia, além de doutorando em Ciências da Educação. É pai de seis filhos, entre eles, dois políticos: deputado federal Moses Rodrigues e o vice-prefeito de Umirim, Judson Rodrigues. 

Começou sua vida profissional como professor na rede estadual de ensino, responsável pelas disciplinas de Inglês, Educação Física, Matemática, Química e Física em várias escolas de Sobral e cidades vizinhas, por 17 anos. Ao mesmo tempo que exercia o magistério, passou cinco anos na Polícia Civil, chegando a chefe da Perícia Criminal. 

Posteriormente, passou no concurso para professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), onde lecionou por 25 anos nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Ciências. 

Em 1998, entra para a iniciativa privada, implantando a primeira Escola de Ensino Supletivo de Ensino Fundamental e Médio do interior do Ceará. Ao mesmo tempo, passa a atuar na construção civil. No ano seguinte, com o curso de Teologia, cria o Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA), que passou a se chamar Uninta, quando alcançou o status de Centro Universitário (2017). 

Na área política, foi filiado ao PSB e ao MDB, chegando a presidir o diretório municipal do partido em Sobral. Em 2020, concorreu à Prefeitura de Sobral, obtendo mais de 40% dos votos. 

Multiempreendedor, sendo mantenedor de sete instituições de ensino superior, ele se orgulha de preparar os jovens para o mercado de trabalho e de gerar empregos em áreas como educação, agropecuária, construção civil e indústria de metais. Pauta o seu mandato na defesa da educação, da agropecuária e da geração de emprego e renda.

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos