Emilia Pessoa

Nome Completo Maria Emilia Pessoa de Lima Carneiro
Nome Parlamentar Emilia Pessoa
Partido PSDB
Profissão Administradora
Votos 33.275
Aniversário 11/07
Site Pessoal Instagram - @emiliapessoadecaucaia
E-mails dep.emiliapessoa@al.ce.gov.br
Telefones 3277-2781
Mesa Diretora 2ª SUPLENTE DA MESA
Situação Em Exercício

Perfil

Maria Emilia Pessoa de Lima Carneiro nasceu dia 11 de julho de 1974 na Maternidade Paulo Sarasate, em Caucaia; onde cresceu na comunidade de Carauçanga. Filha do ex-vereador Chico Pessoa (In Memorian) e de Maria José de Castro Pessoa de Lima. Casada com Maurício Carneiro, mãe de Renata Pessoa, avó do Miguel e irmã do guerreiro de Caucaia, Eduardo Pessoa (In Memorian).

Cursou o ensino fundamental na Escola Municipal Francisco Nogueira da Mota e na Escola Isolada do Maturi, na zona rural do seu município de origem, e concluiu o ensino médio no Colégio Ari de Sá Cavalcante. Mestre em Administração, Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas na qualidade de ouvinte na Universidade Estadual do Ceará (UECE), pós-graduada em Administração Pública e graduada em Administração.

É professora universitária do Curso de Administração e membro do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante do Curso de Administração.

De família tradicional na política de Caucaia, Emilia Pessoa desenvolveu um eminente trabalho social de forma efetiva, sensível e popular ao lado de seu pai, que exerceu 6 mandatos como vereador, e de seu irmão Eduardo Pessoa, vereador por 4 mandatos consecutivos. Representando o 11º mandato de sua família, foi vereadora de Caucaia na legislatura de 2017 a 2020, Relatora da Comissão de Educação e a Presidente da Comissão Legislativa de Saúde.

Emilia Pessoa presidiu competentemente a primeira CPI no município de Caucaia; - Em 2018, foi candidata à Vice-Governadora. Em 2020, concorreu à Prefeitura de Caucaia e alcançou a média de quase 20% dos votos válidos no seu município. Esteve como Secretária Municipal de Educação e como Secretária Municipal de Governo no município de Caucaia nos anos 2020 e 2021.

Atualmente, é a Presidente do Diretório do PSDB em Caucaia e a Vice-Presidente do PSDB Mulher do Ceará.

Em 2022, Emilia Pessoa foi eleita Deputada Estadual ao conquistar votos em 136 dos 184 municípios do Ceará, totalizando 33.275 votos. Obteve, sobretudo, o maior percentual de votos oriundos do próprio município, o equivalente a 80% do resultado integral.

Emilia Pessoa, já no primeiro mandato, garante seu espaço ao compor a Mesa Diretora da 31ª Legislatura do Estado Ceará e manifesta A FORÇA DA MULHER NA POLÍTICA.

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos