Fernanda Pessoa

Nome Completo Fernanda Eneida Pessoa Caracas de Souza
Nome Parlamentar Fernanda Pessoa
Partido UNIÃO
Profissão Administradora de Empresas
Votos 58.275
Aniversário 08/06
Site Pessoal http://www.fernandapessoa.com
E-mails depfernandapessoa@al.ce.gov.br
Telefones 3277-2684 3277.2781

Perfil

Fernanda Eneida Pessoa Caracas de Souza assume o primeiro mandato de deputada estadual com o desafio de honrar o legado de seu pai, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, que foi deputado estadual e deputado federal por três mandatos, tendo renunciado na metade do terceiro para assumir a Prefeitura de Maracanaú, cargo para o qual foi reeleito em 2008 com quase 90% dos votos do município. Seguindo a trajetória paterna, Fernanda foi votada em 167 dos 188 municípios do Ceará, sendo em Maracanaú a mais votada de toda a história do município. Tamanha responsabilidade não intimida a nova parlamentar para quem a novidade é somente o mandato, pois a política sempre esteve no seu cotidiano. Além do seu pai, e tio paterno Francisco Pessoa, que foi deputado federal, seu avô e tios maternos sempre fizeram política e exerceram mandatos no município de Aracati.

Fernanda tem consciência de que será muito cobrada. "A grande liderança de meu pai projeta uma expectativa sobre o meu mandato. Ele será sempre minha inspiração e meu conselheiro, mas quero construir minha própria história" diz a deputada, que já definiu as prioridades de seu mandato: saúde, educação e segurança de forma integralizada, além de agricultura. Para a nova deputada, os investimentos na educação inibem os problemas de violência que costumam ter grandes reflexos na saúde pública. Com esta visão, Fernanda defende ações intersetorializadas e com foco preventivo. Fernanda defende também o que chama de investimento nas pessoas. "Os agentes de saúde são o primeiro acesso ao sistema público de saúde. Então, eles precisam ser valorizados. Da mesma forma, os professores que, tanto quanto bons salários, precisam de escolas bem equipadas, com boas bibliotecas, laboratórios de informática. Precisamos alcançar na escola pública o padrão da escola particular. Assim, nossos jovens vão gostar de estudar", sonha Fernanda para quem o Segundo Tempo, programa do Governo Federal, é uma excelente política pública que deve ser adotada pelos estados e município.

Formada em Administração de Empresas e com vários cursos na área financeira, Fernanda começou a trabalhar cedo, nas empresas da família que formam o Grupo Emape, com empresas no Ceará, Bahia e Tocantins, sendo há mais de 20 anos Diretora do grupo. Com a experiência acumulada na área, pretende representar o setor da agricultura na Assembléia Legislativa, defendendo as bandeiras do segmento e apoiando suas causas que são, no entendimento da parlamentar, a defesa do desenvolvimento do Ceará a partir de investimentos no interior.

Casada com o empresário Francisco Ésio de Souza Júnior, Fernanda tem 55 anos, e é mãe de Esio e Livia. Filiada ao Partido da República, conquistou em sua primeira disputa 50.497 votos, dos quais 23.010 foram em Maracanaú e 5.818 votos em Fortaleza. Jardim, Campos Sales, Guaramiranga e Boa Viagem foram outros municípios que deram boa votação à nova deputada. Aos seus eleitores, Fernanda faz uma promessa: "serei uma deputada presente e tudo farei para merecer a confiança dos que acreditaram em mim." Surpreendendo a todos, a nova deputada, após as eleições, tem visitado os municípios onde foi votada, agradecendo os votos e reafirmando os compromissos.

Proposições (Produção Legislativa)
Projeto de Lei Deliberados Tramitando
Projeto de Indicação Deliberados Tramitando
Projeto de Decreto Legislativo Deliberados Tramitando
Projeto de Lei Complementar Deliberados Tramitando
Proposta de Emenda Constitucional Deliberados Tramitando
Projeto de Resolução Deliberados Tramitando
Requerimento Aprovados
Rejeitados
Retirados
Prejudicados
Tramitandos